Renildo diz que bancada encontra no parlamento ambiente complexo

O líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Renildo Calheiros (PE), fez um balanço da atuação da bancada do partido no 16º Congresso Nacional do PCdoB e destacou a atuação de cada deputado. Renildo homenageou todos os parlamentares que passaram pela bancada e uns que ainda vão voltar.“Somos pequenos, mas miramos nos Andes”, disse a frase do poeta Castro Alves, sempre citada pelo saudoso Haroldo Lima (BA), histórico deputado federal do partido.
Na atual legislatura, Renildo diz que a bancada encontrou um ambiente complexo no Congresso com o crescimento da extrema direita e da centro direita, o que acarretou um rebaixamento do debate político. “E tentativas de sabotagem dos interesses do povo brasileiro, visando tornar refém o governo Lula, impedir o crescimento de sua aprovação popular e derrotá-lo em 2026”
Leia também: Direção do PCdoB apresenta balanço e aponta rumos para o próximo período
Nesse contexto, o Partido ajudou o governo a traçar e implementar uma política de retorno dos programas sociais abandonados desde o governo Michel Temer e colocados em situação crítica no governo Bolsonaro.
O líder destacou algumas conquistas como a retomada da estabilidade econômica, a retirada do Brasil do Mapa da Fome, um aumento significativo dos empregos e renda dos trabalhadores, a diminuição do desmatamento, retomada dos órgãos de proteção ambiental, econômico e social.
“O Brasil está voltando a ser respeitado no mundo e se tornou um dos pilares da multipolaridade desejada, e do fortalecimento dos Brics, uma voz respeitada e assertiva no combate ao genocídio em Gaza e em defesa da paz mundial, da soberania nacional e dos demais países do Sul Global”, relata o deputado.
De acordo com ele, foi a visão e a linha política do partido que possibilitou, desde o início, a bancada se posicionar contra “uma anistia espúria”, que significaria a impunidade dos golpistas e uma oportunidade de eles se reorganizarem e voltarem a atacar a democracia.
Bancada 100%
“Mesmo nos momentos adversos, a bancada do PCdoB tem deixado sua marca. Foi 100% contra a PEC da Blindagem. Apesar de termos sofridos alguns revezes eleitorais, preservamos nossa bancada, que tem 9 deputados e deputadas, que não são parlamentares comuns, mas todos quadros e lideranças políticas com grande capacidade de debate e articulação. Não é à toa que se destacam entre os chamados ‘100 Cabeças do Congresso Nacional’, na avaliação do Diap”, disse.
Calheiros falou de cada parlamentar com suas bandeiras e cargos ocupados nas comissões da Câmara dos Deputados: Alice Portugal (BA), Daina Santos (RS), Daniel Almeida (BA), Enfermeira Rejane (RJ), Jandira Fegalhi (RJ), Márcio Jerry (MA), Orlando Silva (SP) e Professora Marcivânia (AP).