O presidente Lula (PT) segue com uma taxa de aprovação ligeiramente maior que a de desaprovação, conforme a primeira pesquisa sobre sua popularidade feita após o primeiro turno das eleições municipais de 2024. Divulgado nesta quinta-feira (31), o levantamento foi encomendado pela Latam Pulse.

Trata-se de uma parceria entre AtlasIntel e Bloomberg em cinco países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México). O objetivo do projeto é monitorar mensalmente indicadores políticos, sociais e econômicos nessas cinco nações.

Conforme a sondagem, 50,7% aprovam o desempenho de Lula, enquanto 45,8% o desaprovam. Outros 3,6% não souberam responder. Houve uma oscilação favorável ao presidente em relação à última pesquisa, de julho.

Quando instados a qualificarem o governo, 41% dos dizem que o trabalho da gestão Lula é “bom ou ótimo”. Para 39,8%, é um governo “ruim ou péssimo”. Já 17,9% o julgam como “regular”.

Do ponto de vista pessoal, Lula é um líder com 60% de avaliação positiva, contra 39% de avaliação negativa.

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg ouviu 2.371 eleitores por meio de recrutamento digital aleatório, em todas as regiões do País, de 10 a 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.