(Fotos: Divulgação)

A 27ª Conferência Estadual do PCdoB Ceará, realizada nos dias 20 e 21 de setembro, no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE), foi marcada pelo forte compromisso da militância comunista com o fortalecimento do Partido e pela emoção das homenagens a cearenses que fizeram história na luta do PCdoB.

No processo preparatório, foram realizadas 77 assembleias de base e 54 conferências municipais, reunindo mais de 1.200 filiados e filiadas em todo o estado. O vigor da militância se expressou também na etapa estadual, que reuniu delegados, convidados e lideranças políticas para debater o Projeto de Resolução Política, a avaliação do Comitê Estadual cessante e eleger a nova direção partidária.

Ao final, foi reeleito presidente estadual do PCdoB Ceará o camarada Luís Carlos Paes, que conduzirá a nova direção no biênio 2025/2027, além da escolha dos(as) delegados(as) que representarão o Ceará no 16º Congresso Nacional do PCdoB.

Emoção e memória na abertura política

A Conferência foi marcada por momentos de grande emoção e memória histórica. O Ato Político de Abertura contou com a presença do governador Elmano Freitas e representantes do PT, PV, PSB PDT, PSOL, e Rede Sustentabilidade.

Na ocasião foi homenageado o guerrilheiro do Araguaia Custódio Saraiva, militante do PCdoB e estudante secundarista assassinado pela ditadura militar aos 22 anos no sul do Pará. Amigos de Custódio, que compartilharam com ele a militância estudantil, estiveram presentes e relembraram sua trajetória, reforçando o orgulho comunista de lutar por liberdade e justiça social.

Também foi homenageado o professor, dramaturgo e militante cultural Oswald Barroso, que recebeu (in memoriam) a Comenda Bergson Gurjão, a principal homenagem concedida pelo PCdoB do Ceará, a cada dois anos, a personalidades do campo progressista com grande contribuição para a construção da nova sociedade socialista.

Preso político durante a ditadura, escritor, teatrólogo e incansável ativista da cultura, Oswald faleceu em 2024 e foi lembrado como exemplo de resistência e criação.

Unidade e confiança no futuro

A 27ª Conferência Estadual do PCdoB Ceará reafirmou a unidade partidária e a confiança na luta por um Brasil soberano, desenvolvido, democrático e socialmente justo.

Com a força de sua militância, o Partido segue firme no Ceará, preparado para os desafios da conjuntura e comprometido com a luta pela nova sociedade socialista.

Municipal

Mais de 300 militantes participaram da 22ª Conferência Municipal do PCdoB de Fortaleza, que reconduziu Ana Lúcia Oliveira à presidência.

O encontro elegeu a nova direção municipal do partido e os delegados e delegadas que participarão da 27ª Conferência Estadual do PCdoB Ceará.

Durante o processo, foram realizadas 36 Assembleias de Base, duas plenárias regionais de filiados/as, uma assembleia de coletivo de filiados/as e duas reuniões de filiados/as, consolidando um amplo espaço de debate sobre o projeto político do partido.

Ana Lúcia Oliveira é mulher, negra, sindicalista, engenheira civil e servidora pública aposentada, Ana Lúcia tem mais de 40 anos de militância ininterrupta no partido, sendo reconhecida pela sua trajetória de dedicação e compromisso com as lutas sociais e políticas.