PCdoB leva Elias Jabbour a Porto Alegre para debate sobre China e Brics

Há quase 25 anos, em janeiro de 2001, a cidade de Porto Alegre tornava-se um pólo internacional dos movimentos de confronto à nova ordem econômica global com o lançamento do Fórum Social Mundial e seu mote “Um outro mundo é possível”. Agora, em 2025, o partido político mais antigo do Brasil realiza também na capital gaúcha um encontro para debater o futuro das esquerdas no país e os temas mais cruciais da conjuntura internacional neste início do século 21. O ciclo de debates “O Futuro tem Partido” chega ao sul do país na próxima segunda-feira (26), das 18 às 21h, no Auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O tema do debate é “A China, os Brics e um mundo multipolar”.
A proposta é discutir o papel da China e dos Brics na configuração de uma nova ordem internacional que desafia a hegemonia ocidental, abrindo espaço para um equilíbrio de forças mais plural, democrático e soberano. A iniciativa, promovida pela Comissão Nacional de Juventude do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em parceria com a União da Juventude Socialista (UJS) e a Juventude Pátria Livre (JPL), acontece num momento crucial do cenário internacional, para refletir sobre as transformações na geopolítica global.
A mesa será mediada pelo vereador de Porto Alegre, Giovani Culau Oliveira (PCdoB), e contará com a presença de nomes de destaque no campo político e acadêmico. Um deles é Elias Jabbour, presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) e referência nos estudos sobre o modelo chinês de desenvolvimento. Também participam Isis Paris Maia, historiadora e doutoranda em Políticas Públicas pela UFRGS, além de co-idealizadora do projeto de divulgação científica Fios de China; e Daiana Santos Ajaka, deputada federal pelo PCdoB/RS e militante ativa nas pautas da justiça social e da soberania nacional. A atividade terá ainda presença da deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB/RS) e do vereador Erick Dênil (PCdoB/POA), vozes combativas na defesa dos direitos do povo gaúcho.
Para Elias Jabbour, compreender o papel estratégico dos Brics no cenário global é decisivo para o futuro: “Vamos falar muito sobre a China e sobre os Brics, demonstrar como esses países estão alcançando os centros do mundo e como esse bloco de países é o futuro da humanidade.”, afirma o pesquisador.
Já Isis Paris Maia destaca a importância de refletir criticamente sobre os processos em curso: “A ascensão da China e a atuação dos Brics expressam um movimento de contestação à ordem liberal ocidental e suas hierarquias históricas. Estudar esses processos é estratégico para quem deseja um mundo mais equilibrado, onde diferentes modelos de desenvolvimento possam coexistir com soberania e justiça.”, analisa a historiadora.
Daiana Santos Ajaka, deputada federal pelo PCdoB/RS, reforça o caráter transformador e combativo do partido: “O PCdoB é o partido da juventude, das mulheres, da população negra, LGBT e trabalhadora que se levanta contra as injustiças! Nossa luta é pelo fim da escala 6×1, por direitos, soberania e um futuro em que o povo seja protagonista. Filie-se e venha construir essa transformação com a gente!”, conclama a parlamentar.
Responsável pelo ciclo de debates, Tiago Alves, membro da Comissão Nacional de Juventude do PCdoB, ressalta o objetivo de alcançar a juventude em todo o país: “Essa segunda etapa, no Sul, reforça o compromisso de percorrermos as cinco regiões do Brasil, dialogando com a juventude sobre os grandes temas do nosso tempo e apresentando o PCdoB como instrumento político necessário à construção de um novo projeto de sociedade”, defende Tiago.
O debate pretende aprofundar a compreensão sobre o crescimento econômico da China, os avanços da cooperação entre os países dos BRICS, seus desafios internos e externos, e os impactos dessas dinâmicas nas relações internacionais. Em um mundo marcado por guerras, crises ambientais e desigualdades crescentes, a emergência de novas potências convida a refletir sobre possibilidades concretas de reorganização da ordem global sob bases mais justas, solidárias e multipolares.
O ciclo “O Futuro tem Partido” acontece entre os meses de maio e junho, percorrendo diversas regiões do Brasil. Ao todo, o projeto pretende mobilizar mais de 1.200 jovens em torno de temas como crise climática, precarização do trabalho, multipolaridade, atualidade do socialismo e solidariedade internacional. Para a juventude comunista, esses encontros são espaços de formação, resistência e construção de alternativas.
A atividade integra a programação preparatória do 16º Congresso do PCdoB, que será realizado em outubro. Com 103 anos de história completados em 2025, o PCdoB se firma como o partido político mais antigo em atividade no Brasil, mantendo vivo o seu compromisso com a luta por um Brasil soberano, justo e socialista.
SERVIÇO
Evento: Ciclo de debates “O Futuro tem Partido”Tema: A China, os BRICS e um mundo multipolar
Data: 26 de maio (segunda-feira)
Horário: das 18 às 21h
Local: Auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED/UFRGS (Porto Alegre/RS)
Transmissão: Online, com link a ser divulgado nas redes sociais do PCdoB
__
(BL)