Jandira Feghali é a nova líder da bancada do PCdoB na Câmara
A deputada Jandira Feghali (RJ) foi confirmada nesta quarta-feira (4) como a nova líder do PCdoB na Câmara dos Deputados. Ela substitui na função o colega Renildo Calheiros (PE), que comandou a bancada em 2025.
“É um orgulho liderar uma bancada de líderes, de quadros políticos que são muito respeitados na Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional e na luta política brasileira”, disse a deputada.
Jandira afirma que terá grande responsabilidade de defender a política do partido num ano tão decisivo da história do Brasil e de enfrentamento do imperialismo, notícias falsas, uma grande guerra cultural e de ideias.
“Nós vamos ter de jogar muito peso nisso, na guerra de ideias, na disputa das ideias e, ao mesmo tempo, na luta política e na vitória eleitoral para o Lula, todos os nossos parlamentares e o nosso projeto eleitoral”, ressalta.
Leia também: Nota do PCdoB: Pelo fim do genocídio econômico dos EUA em Cuba
Médica e deputada com ampla experiência legislativa, Jandira é autora e relatora de leis de grande impacto, como a Lei Aldir Blanc e a Lei Maria da Penha.
Sua atuação se destaca na área da saúde, na proteção dos direitos das mulheres e na democratização da comunicação. A nova liderança reforça o compromisso do PCdoB com o desenvolvimento soberano e com a ampliação de direitos para o povo brasileiro.
A presidenta interina do PCdoB, Nádia Campeão, diz que a indicação da bancada e da direção nacional do partido da nova líder foi feliz.
“Nós estamos muito satisfeitos com essa indicação, porque a Jandira é uma deputada corajosa, combativa, competente e vai nos representar muito bem nas lutas que nós vamos enfrentar neste ano, que são muito importantes. A luta contra o feminicídio, o fim da escala 6×1, em defesa da soberania e, principalmente, a reeleição do presidente Lula. Então, felicidade e sucesso para a Jandira nessa nova enfrentada e viva o nosso partido com essa excelente indicação”, diz a presidenta.




