Thiara Milhomem e Marcelino Granja. Foto: reprodução/redes sociais

Nesta semana, o PCdoB de Pernambuco escolheu sua nova presidenta. Trata-se de Thiara Milhomem, que ocupava a vice-presidência do partido. Ela substitui Marcelino Granja, assessor especial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mulher negra, professora formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e mestranda em Gestão para o Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE), Thiara é dona, também, de uma rica trajetória de militância no movimento estudantil, tendo sido diretora da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e presidente da União da Juventude Socialista (UJS) em Pernambuco.

Thiara assume a nova função em um ano crucial para os comunistas — já que em outubro acontece o 16º Congresso do PCdoB — e preparatório para 2026, quando o destino do país estará novamente em jogo com as eleições presidenciais, de governo e para a Câmara e o Senado.

Ao falar sobre a troca de comando, Marcelino Granja pontuou: “Tenho muita confiança e orgulho de ser substituído na tarefa por essa jovem, mãe trabalhadora, guerreira do povo brasileiro! Há seis anos assumi a tarefa honrosa de presidir o Partido em Pernambuco e há um e ano meio temos a Thiara como vice-presidente e, agora nossa, nossa presidente por inteiro! Vai ser sucesso, Thiara é poderosa e é da luta!”.

O deputado federal e líder do partido na Câmara, Renildo Calheiros, também celebrou a nova líder, destacando sua “trajetória sólida de militância no movimento estudantil” e a contribuição que há vinha dando como vice-presidente. “Sua liderança, compromisso e firmeza política são fundamentais para fortalecer ainda mais o nosso projeto coletivo. Sucesso nessa nova missão”.

A escritora e vereadora do Recife, Cida Pedrosa, por sua vez, destacou o “orgulho de ter mulheres nas presidências do meu partido, tanto nacional como estadual. Thiara, te desejo muito sucesso nessa nova tarefa. És competente, preparada, revolucionária. Conte comigo para fortalecer ainda mais nosso glorioso PCdoB!”.

Desafios

Logo após assumir a cadeira, Thiara falou sobre suas perspectivas e principais desafios do cenário político estadual e nacional. “Acredito que o nosso principal desafio é lutar pelo êxito do governo Lula e por sua reeleição. E aqui, em Pernambuco, é retomar o ciclo de crescimento, de desenvolvimento no nosso estado, com um governo liderado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB)”, disse Thiara.

Prefeito reeleito em primeiro turno e detentor de uma altíssima aprovação popular, o jovem João Campos desponta como favorito para o governo pernambucano. Pesquisa do Instituto Real Time/Big Data, divulgada no último dia 10, mostra Campos com 67% das intenções de voto, contra 22% da atual governadora, Raquel Lyra (PSD), índice que lhe garantiria mais uma vitória em primeiro turno se as eleições fossem hoje.

A nova presidenta do PCdoB acrescenta ainda, como ponto central para os comunistas pernambucanos em 2026, a reeleição de Renildo Calheiros, atual líder do PCdoB na Câmara. “Ele é um parlamentar muito atuante, que tem sido fundamental para o nosso partido em Pernambuco e no Brasil e que deve dar continuidade a esse rico trabalho”.

Ao mesmo tempo, diz, “vamos trabalhar para ter uma presença mais mais forte na Assembleia Legislativa”. Atualmente, o PCdoB ocupa uma cadeira na Alepe, com o deputado João Paulo Costa.

Para que o PCdoB-PE esteja preparado para essas batalhas, Thiara defende o fortalecimento das bases durante o processo congressual deste ano. “É com o olhar sobre essas lutas que o PCdoB de Pernambuco tem se preparado e vai se preparar para o 16º Congresso, mobilizando e ampliando as nossas bases e atraindo novos filiados”.

Como foco central, diz, “vamos fazer uma grande campanha junto à juventude, englobando as suas mais variadas facetas: a da juventude trabalhadora, a que se organiza nas comunidades, a que está nas universidades e nas escolas. Nosso objetivo é atrair os jovens e mostrar que, em nosso partido, a juventude tem futuro”.