Reunião dos Congressos Extraordinários PCdoB e PPL | Foto do Marcos Bruno

Em um contexto mundial de instabilidade econômica, avanço da extrema-direita e guerras imperialistas, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprovou, em seu 16º Congresso, a nova Resolução Política, que define os rumos táticos e estratégicos da legenda para o próximo período. O documento enfatiza a luta por uma nova vitória do campo progressista em 2026, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e por transformações estruturais que garantam o desenvolvimento soberano e popular do país.

A resolução analisa as mudanças na ordem internacional, marcadas pela crise do capitalismo, pela ascensão da China e pelo declínio relativo dos EUA. Além disso, denuncia o imperialismo estadunidense e suas ofensivas contra o Brasil e a América Latina, ao mesmo tempo em que reafirma a defesa da paz, da democracia e do socialismo como caminhos para um novo ciclo civilizatório.

Internamente, o texto convoca a militância comunista a fortalecer o PCdoB como força política influente e a ampliar a unidade das forças de esquerda e populares em defesa de quatro bandeiras centrais: soberania nacional, democracia, desenvolvimento e valorização do trabalho. Para o partido, somente a consolidação desse projeto poderá garantir um Brasil soberano, justo e socialista.

Veja a íntegra abaixo.