Imagem: reprodução/TV Brics

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) enviou, nesta terça-feira (1º) uma mensagem ao presidente chinês e secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, com felicitações pelos 75 anos de fundação da República Popular da China. O texto, assinado pela presidenta Luciana Santos e pela secretária de relações internacionais, Ana Prestes, ressalta que as conquistas da China de hoje só foram possíveis graças à “Revolução Chinesa, capitaneada pelo Partido Comunista da China”, destacando ainda que o Socialismo com Características Chinesas é “uma poderosa força a serviço da paz, do desenvolvimento e da cooperação”. Leia, abaixo, a íntegra do texto.

Brasília, 1º de outubro de 2024

Ao Camarada Xi Jinping
Presidente da República Popular da China
Secretário-Geral do Partido Comunista da China               

Estimado camarada,

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda, com grande alegria, os 75 anos de fundação da República Popular da China, em 1º de outubro de 1949, fruto direto da gloriosa Revolução Chinesa.

Os feitos desta epopeia heroica são fantásticos. A China pré-revolucionária tinha o 120º PIB mundial. Em 2013 o país já era o 2º PIB do planeta e o primeiro em paridade do poder de compra.

Atualmente, o dinamismo da China, que está na vanguarda da revolução científica e tecnológica, é motivo de enorme orgulho.

Como bem mencionou o camarada presidente Xi Jinping, em seu discurso comemorativo dos 75 anos, no Grande Palácio do Povo, todas essas vitórias só foram possíveis com a Revolução Chinesa, capitaneada pelo Partido Comunista da China “que uniu e liderou as pessoas de todos os grupos étnicos do país a trabalhar incansavelmente e criou dois milagres: o rápido desenvolvimento econômico e a estabilidade social a longo prazo”.

Os indômitos pioneiros dessa jornada jamais serão esquecidos, como o camarada Mao Tse Tung, o camarada Deng Xiaoping, entre tantos outros, milhões deles anônimos, muitos inclusive que sacrificaram a vida pela liberdade e a prosperidade da nação chinesa.

Saudamos igualmente o descortínio e coragem do camarada Xi Jinping, digno sucessor dos melhores quadros revolucionários, que em seu discurso afirmou que a tarefa central do Partido e do país na nova era e na nova jornada é “promover de forma abrangente a construção de um país forte e o rejuvenescimento nacional com a modernização chinesa”, meta que, não temos dúvida, será alcançada, como será alcançada a reunificação pacífica da pátria chinesa, com a plena reincorporação de Taiwan.

Camarada,

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), por ocasião desta data magna que marca os 75 anos da Revolução da Nova Democracia, considera que o Socialismo com Características Chinesas representa, neste mundo conflagrado pelas guerras imperialistas, uma poderosa força a serviço da paz, do desenvolvimento e da cooperação, no rumo da construção “de uma comunidade com futuro compartilhado para toda a humanidade”, uma das bandeiras mais generosas desfraldada pela RPC.

O Brasil e a República Popular da China comemoraram, recentemente, os 50 anos de laços diplomáticos e de uma amizade crescente, baseada no respeito recíproco pela soberania de cada país e pela parceria mutuamente benéfica, laços que só tendem a se fortalecer, inclusive pela atuação conjunta no BRICS.

Ao Partido Comunista da China, ao Governo e a todo o povo chinês, expressamos a determinação em seguir aprofundando a tradicional camaradagem entre os nossos partidos e povos, e reiteramos nossa homenagem fraterna à “Revolução que criou milagres”.

Luciana Santos
Presidenta Nacional

Ana Prestes
Secretária de Relações Internacionais  

__
(BL)