Lideranças metalúrgicas de todas as regiões do País participaram, entre 7 e 9 de agosto, do 6º Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil). A programação, realizada em Salvador (BA), contou com a presença de dirigentes da Fitmetal (Federação Nacional de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil), bem como de representantes de sindicatos da categoria.

Com o lema “Unidade e Luta para Transformar o Brasil”, o Congresso debateu temas estratégicos para a classe trabalhadora brasileira e abrigou, um seminário internacional, com a representação de mais de 20 países. Foram aprovados documentos como a “Resolução Política”, o “Plano de Lutas” e a “Carta de Salvador”.

“Enfrentar e derrotar a extrema direita é hoje, e provavelmente será pelos próximos anos, o principal desafio das forças democráticas e progressistas, incluindo o movimento sindical, no Brasil e em muitos países”, aponta a Resolução. “O 6º Congresso da CTB reitera o compromisso histórico de lutar pela democracia, pela paz mundial, pela soberania nacional e pelo socialismo, ideal maior da classe trabalhadora e única alternativa à barbárie capitalista.”

Os sindicalistas metalúrgicos fizeram um balanço positivo. “Podemos afirmar que o Congresso foi extremamente exitoso – e certamente a CTB sai ainda mais fortalecida”, avalia Alex Custodio, presidente da Fitmetal e do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região.

Na plenária final, no dia 9, os delegados elegeram a direção da CTB para a gestão 2025-2029. Composta por cerca de 200 sindicalistas e encabeçada pelo presidente Adilson Araújo, a nova diretoria conta com dez metalúrgicos.

Ubiraci Dantas de Oliveira, o “Bira” (SP), foi reeleito vice-presidente da central, enquanto Raimunda Leone (RJ) permanece como secretária-adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Eremi Melo (RS) e Odinei Milkievicz (SC) também farão parte da executiva nacional.

Já a diretoria plena tem seis representantes da categoria metalúrgica: Alex Custodio (MG), Assis Melo (RS), Jesus Cardoso (RJ), João Batista Lemos (RJ), Julio Bomfim (BA) e Paulo Langner Paulino (PR).

“Durante o 6º Congresso, enfatizamos a importância de um projeto de reindustrialização da economia baseado no trabalho decente. A presença desses dez companheiros metalúrgicos na direção nacional certamente fará a diferença”, conclui Alex.

Metalúrgicos na nova direção nacional da CTB

  • Ubiraci Dantas de Oliveira, o “Bira” (SP), vice-presidente
  • Raimunda Leone de Jesus (RJ), secretária-adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
  • Eremi de Fátima da Silva Melo (RS), diretoria executiva
  • Odinei Milkievicz (SC), diretoria executiva
  • Alex Santos Custodio (MG), diretoria plena
  • Assis Flavio da Silva Melo (RS), diretoria plena
  • Jesus Cardoso dos Reis Santos (RJ), diretoria plena
  • João Batista da Rocha Lemos (RJ), diretoria plena
  • Julio Bomfim (BA), diretoria plena
  • Paulo Langner Paulino (PR), diretoria plena