PCdoB-RJ realiza sua 24ª Conferência e reelege Daniel Iliescu presidente

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Rio de Janeiro realizou sua 24ª Conferência Estadual entre os dias 12 e 14 de setembro. A abertura aconteceu em clima de festa com a comemoração da condenação de Jair Bolsonaro e dos outros líderes golpistas. O PCdoB-RJ fez questão de realizar a abertura nas ruas com o povo e em defesa da democracia: após o credenciamento no Sinpro-RJ, os delegados, delegadas e convidados (as) do Partido seguiram em cortejo para o ato unificado na histórica praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.
No sábado (13), a Conferência foi iniciada com a leitura do regimento e a apresentação da proposta de Resolução Política Nacional. Em seguida, foram promovidos diversos Grupos de Trabalho para aprofundar o debate sobre diferentes temas. À tarde, aconteceu a apresentação da nominata e o início das intervenções no plenário.
No domingo (14) pela manhã, foram apresentados o parecer da Comissão de Sistematização e o relatório da Comissão de Candidatura. À tarde, os delegados e delegadas que fizeram destaques, realizaram as defesas e o plenário teve oportunidade de votar. Também foi exposta a versão final da nominata com 91 nomes (com paridade de gênero), aprovada pelo conjunto de delegados e delegadas da 24ª Conferência Estadual do PCdoB-RJ, que também elegeu os 38 representantes do Rio de Janeiro no Congresso Nacional do Partido.
Em seguida, aconteceu a primeira reunião do Comitê Estadual eleito, que decidiu reeleger o camarada Daniel Iliescu presidente do PCdoB-RJ. O professor petropolitano, que assumiu a presidência pela primeira vez em 2023, salientou em uma de suas falas que:
“A Conferência reforçou que a nossa unidade de ação é um fator central para a construção de um partido leninista. Essa unidade não é espontânea e precisa ser semeada politicamente com bases sólidas, porque sem concepção e sem acerto na política não é possível unificar o partido, muito menos um partido crítico que tem militantes comunistas como o PCdoB. Quero cumprimentar todos os delegados e delegadas pela qualidade de sua participação na Conferência, desde o processo de construção até os GTs, que foram muito elogiados pela qualidade do trabalho e pelo compromisso dos nossos camaradas em debater o projeto de Resolução Política do Congresso Nacional do Partido”.
Entre delegados (as) e dirigentes partidários, foram retirados cerca de 250 crachás na Conferência Estadual, que foi marcada por um intenso processo de mobilização em todo estado do Rio, alcançando mais 3.080 militantes do Partido Comunista do Brasil.
A secretária estadual de Organização do comitê cessante do PCdoB, Grazi Monteiro, fez um balanço sobre a Conferência e ressaltou que “nossa Conferência foi muito bem mobilizada e contou com grande adesão da militância no curso das conferências municipais, que reuniram as bases em dezenas de cidades; agora vivemos esse momento da Conferência Estadual rumo ao Congresso Nacional do Partido. Além disso, nossa conferência aconteceu em um clima de alegria e unidade partidária, com intervenções de qualidade sobre o que é a construção de um partido comunista, e com muita participação das nossas bases nos debates nos grupos de trabalho, que geraram cerca de 50 emendas à tese nacional, o que para nós configura uma grande participação da nossa militância”.
No final de novembro, o PCdoB-RJ realizará a segunda etapa da Conferência, com foco nos debates e teses estaduais.