PCdoB lança identidade visual do seu 16º Congresso

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lançou, nesta quinta-feira (26), o logotipo e a palavra de ordem de seu 16º Congresso. O slogan “Pelo Brasil e pelo Socialismo”, ao lado da imagem, sintetiza a luta, o sonho e o compromisso dos comunistas com o povo. A plenária final acontece nos dias 16 a 19 de outubro, em Brasília.
A ideia-chave que permeia a marca e o slogan é o momento atual vivido pelo Brasil, que passa por um processo de reconstrução após dois anos de Michel Temer e quatro de Jair Bolsonaro, mas ainda sob forte ofensiva conservadora e da extrema direita. O objetivo do partido é, portanto, reafirmar seu papel histórico: lutar pelo Brasil e pelo socialismo.
Para chegar ao resultado, dirigentes do Partido foram ouvidos nas reuniões da Comissão Executiva, da Comissão Política Nacional e do Comitê Central ao longo deste ano.
“Um dos maiores desafios que enfrentamos nesse processo foi como sintetizar o conteúdo tão rico da nossa trajetória — que fomos levantando ao logo da pesquisa — e os nossos desafios em um slogan. Outro desafio que nos colocamos foi o de buscar um conceito que, para além de uma mensagem política, mais racional, carregasse algum elemento emocional, algo mais simbólico”, explica Renata Mielli, secretária de Comunicação do PCdoB.
Segundo Renata, era fundamental, ao mesmo tempo, “incorporar o socialismo no conceito da nossa identidade visual e slogan”. Para isso, os criadores se inspiraram nos versos do “poeta da revolução”, Vladimir Maiakovski, usando a última frase para conferir ainda mais força à marca:
Que os meus ideais sejam tanto mais
fortes quanto maiores forem os desafios,
mesmo que precise transpor obstáculos
aparentemente intransponíveis.
Porque metade de mim é feita de
sonhos e a outra metade é de lutas.
Para saber mais sobre o 16º Congresso, clique aqui.