Conferência estadual elege Cleber Rezende presidente do PCdoB Pará

O Partido Comunista do Brasil do Pará concluiu neste sábado (20) sua XXI Conferência Estadual, marcada pela aprovação do Projeto de Resolução do 16º Congresso Nacional do Partido e pela eleição do novo Comitê Estadual para o biênio 2025-2027. O processo da Conferência foi marcado pela reunião de 2,687 filiados reunidos, em 35 municípios. Participaram da plenária da Conferência 108 delegados e delegadas.
Durante a manhã, o atual presidente estadual, Jorge Panzera, apresentou o Projeto de Resolução que será levado à plenária final do 16º Congresso do PCdoB , previsto para os dias 16 a 19 de outubro, em Brasília. O documento reúne 154 pontos e está dividido em três eixos: Internacional, Nacional e Partido. Entre os destaques, estão a análise da crise sistêmica do capitalismo e da luta pelo socialismo, os desafios políticos do Brasil até 2026 e a orientação para a resistência e mobilização popular.
Na sequência, a Comissão Eleitoral apresentou a nominata com 55 nomes para compor o novo Comitê Estadual. A votação ocorreu no período da tarde, após falas dos delegados vindos de diferentes municípios do Pará. O Projeto de Resolução foi aprovado por unanimidade.
Em mensagem em vídeo, a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, agradeceu a dedicação de Jorge Panzera, que deixa a presidência estadual para concorrer ao cargo de deputado estadual. “Panzera não só conduziu o partido, como também inspirou. O seu legado continuará motivando futuros comunistas”, afirmou.
Leia também PCdoB Pará abre Conferência com debates sobre 2026 e mobilização para 16º Congresso
Com ampla participação dos delegados, o advogado e militante Cleber Rezende foi eleito presidente estadual do PCdoB para o biênio 2025-2027. Rezende tem 28 anos de militância e já atuou em diversas frentes da legenda. Ao assumir a nova função, ressaltou a importância da unidade partidária:
“Coloco-me na tarefa de conduzir o partido para este novo período. Essa condução só será possível unindo toda a militância e contando com a experiência dos dirigentes estaduais e municipais. Vamos todos juntos colocar o PCdoB em um novo patamar já no próximo ano, com a eleição de Jorge Panzera como deputado estadual, de Lélio Costa como deputado federal, fortalecendo a reeleição do presidente Lula e garantindo a presença do partido nas lutas sociais pelo futuro do Pará”, declarou.
Além de Rezende, os comunistas confirmaram também o nome de Lélio Costa como pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB.