O futurismo é ingênuo e o neoludismo, retrógrado: é preciso dialética

Em 1995, o astrônomo e divulgador científico Carl Sagan – notório crítico ao neoliberalismo de Reagan e do complexo industrial-militar estadunidense – deixou em seu livro “O Mundo Assombrado pelos Demônios” de 1995, uma reflexão atualíssima. Alertando sobre a concentração tecnológica nas mãos de poucos, disse:

“Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais (…) dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre. Podemos escapar ilesos por algum tempo, porém mais cedo ou mais tarde essa mistura inflamável de ignorância e poder vai explodir na nossa cara.” 17

Longe de mera paranoia desvairada, estamos ante uma inovação tecnológica que demanda uma lente analítica apurada e atualizada, capaz de entender e intervir nos desafios de nossos tempos. As maiores companhias de tecnologia em IA do Ocidente se negam a desacelerar as pesquisas, sob uma justificativa belicista de uma silenciosa Guerra Fria com a China18. Mais ainda, sistematicamente ignoram pedidos de governança e regulação, como as descritas na carta aberta de Yoshua Bengio – outro pioneiro da IA e cientista mais citado do mundo em 2025, juntamente com Hinton19 – e outros expoentes da área, que alertam sobre as potencialidades antidemocráticas e despóticas do uso dessa ferramenta nas mãos de um punhado de Big Techs20. Ao lado de outros especialistas, Bengio inclusive testemunhou ao senado dos EUA em 2023, explicando os riscos e as ações de regulação necessárias21.

Ante um certo pessimismo da razão, sempre é fundamental manter um gramsciano otimismo da vontade. Se abraçar essas inovações tecnológicas e mantê-las à laissez-faire – como defende Trump e seus asseclas – se mostra uma total imprudência, é igualmente reprovável a total recusa de utilização das IAs ante a necessidade de desenvolvermos nossas forças produtivas, com a utilização racional e socialmente responsável dessa força poderosa. Nesse sentido, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial é um imprescindível avanço promovido pelo MCTI, especialmente devido às potencialidades sociais, geopolíticas e mesmo no âmbito da biossegurança22 advindas dessas tecnologias. É necessário aprender como usar e aplicar as IAs de maneira sensata, estudar os impactos sociais, políticos e mesmo ambientais da Indústria 4.0 na nossa realidade brasileira, e lutar para viabilizar instrumentos de governança no Brasil e no restante do mundo.

Esperamos que este texto possa contribuir nas discussões do próximo Congresso de nosso partido. Ante a barbárie de um capitalismo cada vez alienante e socioambientalmente predatório – como já alertava Fidel23 –, resta a única alternativa histórica para a dignidade humana e a preservação da vida no planeta: a construção do socialismo em nosso país.

  1. MOVIMENTO REVISTA. Carl Sagan e o socialismo. Movimento Revista, 9 nov. 2017. Disponível em: https://movimentorevista.com.br/2017/11/carl-sagan-socialista/.
  2. HERMAND, Arthur. China and Artificial Intelligence: The Cold War We’re Not Fighting. Hudson Institute, s.d. Disponível em: https://www.hudson.org/technology/china-artificial-intelligence-cold-war-were-not-fighting-arthur-herman.
  3. AD SCIENTIFIC INDEX. Highly Cited Researchers – Citation Rankings 2025. AD Scientific Index, 2025. Disponível em: https://www.adscientificindex.com/citation-ranking/.
  4. BENGIO, Yoshua. Slowing down development of AI systems passing the Turing test. Yoshua Bengio, 5 abr. 2023. Disponível em: https://yoshuabengio.org/2023/04/05/slowing-down-development-of-ai-systems-passing-the-turing-test/.
  5. BENGIO, Yoshua. Written testimony and biography of Yoshua Bengio. U.S. Senate Judiciary Subcommittee on Privacy, Technology, and the Law, 25 jul. 2023. Disponível em: https://yoshuabengio.org/wp-content/uploads/2023/07/Written-Testimony-and-biography-of-Yoshua-Bengio_U.S.-Senate-Judiciary-Subcommittee-on-Privacy-Technology-and-the-Law_25_07_2023.pdf.
  6. SAFE. Biosecurity and AI: Risks and Opportunities. Center for AI Safety, 2024. Disponível em: https://safe.ai/blog/biosecurity-and-ai-risks-and-opportunities.
  7. CASTRO, Fidel. Uma espécie em perigo de extinção. Marxists Internet Archive, 21 set. 2009. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/castro/2009/09/21.htm.

Filiado ao PCdoB em Belo Horizonte-MG e estudante de Psicologia.