Ciclo de debates para o 16º Congresso começa dia 28/7; veja a programação

Tem início no próximo dia 28 o ciclo de debates preparatório para o 16º Congresso do PCdoB, que acontecerá nas capitais de cinco estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco) sempre às segundas-feiras, às 19h. Como tema central, a atividade discutirá “Os desafios brasileiros num mundo em transição”.
No que diz respeito ao âmbito nacional, serão tratadas as mudanças estruturais para o Brasil do século 21, bem como a atual conjuntura desafiadora às forças progressistas e democráticas, com foco nas eleições presidenciais de 2026.
Do ponto de vista internacional, serão abordados temas como “Capitalismo e crise da globalização neoliberal”; “Mundo em transição” e “Partido Comunista e a luta socialista no século 21”. Entre outras questões, serão tratados o impacto das big techs; o declínio do imperialismo dos EUA; o papel do Brics e da China na emergência do Sul Global e as experiências do Partido Comunista em diferentes realidades.
Para saber mais sobre o 16º Congresso, clique aqui.
“Os congressos dos comunistas tradicionalmente se voltam para construir a coesão de suas fileiras em torno de uma perspectiva, e isso deve se dar não apenas no debate interno de suas fileiras, mas também no debate com a sociedade, com as forças sociais, políticas, intelectuais envolvidas com esse projeto. E uma das iniciativas nessa direção é o ciclo de debates, no qual queremos produzir uma reflexão crítica mais ampla sobre o que propõem os comunistas neste momento para o Brasil”, explica Walter Sorrentino, vice-presidente do PCdoB e presidente da Fundação Maurício Grabois.
Ele ressalta que o atual momento histórico, tanto no Brasil quanto no mundo, “é marcado por enormes transformações e múltiplas crises. E a própria esquerda precisa atualizar seus projetos de futuro para dar esperanças ao povo. No caso do Brasil, isso envolve reviver — no espírito do tempo, evidentemente — aquela generosa ideia da revolução brasileira, tão rica no passado. Isso vale também para o PCdoB: é preciso atualizar os nossos projetos para tamanhas transformações”.
Programação
Confira abaixo a programação do ciclo de debates “Os desafios brasileiros num mundo em transição”:
28/07, segunda-feira, 19h
Mesa 1 – Capitalismo e crise da globalização neoliberal
Temas: Financeirização e Globalização neoliberal, Concentração de poder econômico, Impactos das transformações tecnológicas e as Big techs.
Local: Sindicato dos Engenheiros, São Paulo SP
Participantes: Luiz Gonzaga Belluzzo, Ergon Cugler, Davidson Magalhães e Sergio Cruz.
Mediação: Rosanita Campos (SP)
4/8, segunda-feira, 19h
Mesa 2 – Mundo em transição
Temas: Imperialismo, Multipolaridade, declínio da hegemonia dos EUA, Sul Global e Brics e papel da China. Tensões e perspectivas geopolíticas.
Local: a confirmar – Rio de Janeiro (RJ)
Participantes: Ana Penido (UFRJ), Elias Jabbour (IPP e UERJ), Luis Manuel Rebelo Fernandes (MCTI e PUC-Rio)
Mediação: Conceição Cassano
11/8, segunda-feira, 19h
Mesa 3 – Mudanças estruturais para o Brasil do século XXI
Temas: Capitalismo brasileiro e os desafios das mudanças estruturais; Base social e política à realização do desenvolvimento soberano
Local: a definir – Salvador (BA)
Participantes: Adalberto Monteiro, Jandira Feghali e outros
Mediação: Everaldo Augusto
18/8, segunda-feira, 19h
Mesa 4 – Partido Comunista e a luta socialista no século 21
Temas: Acumulação de forças em fase de resistência; experiências de partidos comunistas; Identidade comunista; a Questão Soberana e o Trabalho como centralidades Estratégicas
Local: Aiamu (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre) – Porto Alegre (RS)
Participantes: Ricardo Abreu, Carlos Lopes, Nivaldo Santana, Nádia Campeão
Mediação: Raul Carrion
25/8, segunda-feira, 19h
Mesa 5 – Conjuntura desafiadora às forças progressistas e democráticas
Temas: As eleições presidenciais de 2026, consensos e convergências possíveis, programa transformador e maioria social.
Local: a definir – Recife (PE)
Participantes: Luciana Santos, José Dirceu e outros
Mediador: Luciano Siqueira