Alice, Jandira e Orlando são agraciados com o Prêmio Congresso em Foco

Os deputados do PCdoB Alice Portugal (BA), Jandira Feghali (RJ) e Orlando Silva (SP) foram vencedores do Prêmio Congresso em Foco em 2025. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (20), em Brasília.
A votação popular bateu recorde com 2,8 milhões de votos e supera eleitorado de estados como Amazonas, Piauí e Rio Grande do Norte.
Alice foi escolhida como a melhor deputada da Bahia. “Fiquei muito feliz em ser eleita, pelo voto popular, a melhor deputada da Bahia no Prêmio Congresso em Foco 2025. Agradeço de coração a cada pessoa que confiou e votou em nosso mandato multilutas. Esse reconhecimento é do povo da Bahia e do Brasil, que acreditam na democracia”, comemora a deputada.
Jandira foi eleita entre os melhores deputados na Câmara pelo júri técnico, enquanto Orlando foi um dos melhores em Inovação e Tecnologia.
“Com muita alegria recebi o Prêmio Congresso em Foco 2025, na categoria Melhores na Câmara eleitos pelo júri técnico. Esse reconhecimento é fruto da luta coletiva e reafirma o nosso compromisso de seguir de cabeça erguida na defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos históricos do povo trabalhador brasileiro. Seguimos, porque temos a certeza que estamos do lado e no caminho certo!”, festeja Jandira.
Relator do projeto que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, o chamado PL das Fake News, Orlando agradece pela premiação: “Fui eleito Destaque em Inovação e Tecnologia no Prêmio Congresso em Foco 2025 pelo júri técnico. Obrigado pela confiança, vamos avançar na inclusão digital e no fomento à ciência!”
De acordo com os organizadores, o prêmio, que foi criado em 2006, valoriza mandatos exemplares, aproxima os cidadãos do parlamento e estimula uma cultura de acompanhamento político mais qualificado.
Além da votação popular, o processo de escolha inclui a avaliação de um júri técnico e a votação de jornalistas que cobrem o Congresso.