PCdoB Pará abre Conferência com debates sobre 2026 e mobilização para 16º Congresso

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) iniciou, na noite desta sexta-feira (19), a XXI Conferência Estadual, reunindo militantes de diversas regiões do Pará no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado. O encontro segue até este sábado (20) e tem como pautas centrais a análise da conjuntura política, a definição de estratégias para as eleições de 2026 e a escolha da nova direção estadual do partido.
A Conferência integra a mobilização para a plenária final do 16º Congresso Nacional do PCdoB, que ocorrerá de 15 a 19 de outubro, em Brasília (DF).
A mesa de abertura foi conduzida pelo presidente estadual do PCdoB, Jorge Panzera, e contou com a presença de lideranças políticas como Sandra Batista (Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB), Lélio Costa (presidente do PCdoB Belém), Cleber Rezende (vice-presidente estadual), Rodrigo Moraes (vereador de Belém), Alfredo Costa (vereador de Belém pelo PT), Araceli Lemos (PSOL), Zé Carlos Lima (Partido Verde), Carla Quaresma (presidenta da União Brasileira de Mulheres – UBM) e representantes da União da Juventude Socialista (UJS), presidente Gregório Neto e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), vereador do PCdoB em São Miguel do Guamá, Gil do Sindicato.
Transição na liderança estadual
Durante seu discurso, Panzera destacou a necessidade de união em torno da defesa da democracia e da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. “O Brasil precisa ser vitorioso em 2026. Precisamos defender a democracia e fazer mudanças profundas, a começar pela defesa de um país soberano”, afirmou.
Ele anunciou que deixará a presidência estadual do partido, cargo que ocupou por 14 anos, mas reforçou que continuará atuando na militância política. “Continuarei nas trincheiras de luta, mas em outras frentes”, disse.
O vice-presidente Cleber Rezende destacou que a Conferência marca um momento de renovação. “Vamos fazer uma transição de liderança que não é simples, mas, com o apoio da militância, avançaremos. Jorge Panzera deixa um legado de luta e organização política no Pará”, afirmou.
Alianças e desafios
Representando o Partido Verde, Zé Carlos Lima elogiou a trajetória do PCdoB na defesa do meio ambiente e dos trabalhadores. “O PCdoB do Pará foi mais ambientalista que nós em muitos momentos, defendendo causas com a vida de seus dirigentes, como João Batista, Paulo Fonteles e Expedito”, lembrou.
Já a deputada Araceli Lemos (PSOL) ressaltou a importância da ocupação de espaços políticos pela esquerda diante de retrocessos recentes. “Nunca foi tão fundamental fortalecer a frente de esquerda para garantir direitos e resistir ao avanço da direita”, afirmou.
O vereador Alfredo Costa (PT) destacou a defesa de políticas públicas para estudantes e desempregados, anunciando parceria com o vereador Rodrigo Moraes na luta pelo passe livre em Belém.
Juventude e protagonismo feminino
O presidente da UJS, Gregório Neto, defendeu a participação ativa da juventude na política. “Nossa militância está firme, enfrentando os desafios do país e defendendo pautas como justiça social e educação”, destacou.
A secretária estadual de Mulheres, Sandra Batista, enfatizou a importância da presença feminina nos espaços de decisão: “Sem mulheres na política, não há democracia. Nosso compromisso é com a transformação social rumo ao comunismo”, disse.
A presidente da UBM, Carla Quaresma, convocou as mulheres a se engajarem na organização. “A conferência é um momento de revigoramento. É hora de estarmos dispostas a lutar por nossos direitos”, afirmou.
Perspectivas para 2026
O presidente do PCdoB Belém, Lélio Costa, defendeu um projeto nacional de desenvolvimento baseado na geração de emprego, renda e conhecimento.
“É inaceitável que milícias tentem influenciar o Congresso Nacional. Precisamos fortalecer a representação do povo no Parlamento e construir um Estado mais justo e igualitário”, ressaltou.
A XXI Conferência Estadual do PCdoB segue neste sábado (20) com discussões internas e a eleição da nova direção estadual, encerrando a programação que prepara o partido para os próximos desafios eleitorais e políticos.