Foto: PCdoB-RO

A conferência estadual do PCdoB de Rondônia, realizada neste sábado (20), em Porto Velho, consolidou-se como um palco de articulação da frente ampla de oposição no estado. O movimento “Caminhada da Esperança”, que reúne nove partidos – PT, PCdoB, PV, Rede, PSOL, MDB, PSB, PDT e Cidadania – deu o tom político do encontro, com lideranças defendendo a necessidade de unidade para enfrentar o bolsonarismo nas eleições de 2026.

O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PCdoB), foi um dos principais oradores, representando oficialmente o movimento multipartidário. A pluralidade da frente foi reforçada pela presença de nomes como Airton Gurgacz (PDT), em representação ao ex-senador Acir Gurgacz, Dioneida Custódio, presidente do Sintero, e Antônio Gadelha, que discursou em nome da deputada estadual Claudia de Jesus (PT). Em comum, os discursos apontaram a urgência de “fortalecer a Caminhada da Esperança”, deixando de lado divergências históricas entre as legendas em prol de um objetivo maior: conquistar o governo estadual e conter o avanço da extrema-direita na região Norte.

Pantera assume presidência estadual do PCdoB

Depois de quase três anos afastado da direção, Francisco Batista da Silva, conhecido como Professor Pantera, foi eleito presidente estadual do partido. Em sua fala, destacou: “Apesar da minha resistência, atendi os apelos da militância em voltar. A expressão de amor e carinho que esses bravos e bravas camaradas demonstraram por mim é algo inestimável. A nossa construção coletiva não para! Estamos juntos pelo Brasil e pelo Socialismo”.

O novo diretório estadual do PCdoB/RO (2025-2027) foi aprovado com 18 membros, entre eles João Cerqueira de Souza (vice-presidente), Regia Cristina Araújo Lima, Enio Monteiro, Bartolomeu Pereira Tavares, Geani Cleide da Silva e William Braga.

Pré-candidaturas e fortalecimento de movimentos sociais

A conferência lançou ainda as pré-candidaturas de Geani Cleide (deputada federal) e do professor sindicalista William Braga (deputado estadual), dentro da estratégia de ampliar a presença do partido nas eleições de 2026. Além disso, deu posse a novas coordenações da Juventude (UJS), do Movimento de Mulheres e da Unegro, ampliando a capilaridade do partido nos movimentos sociais.

Segundo o Plano de Ação 2025-2027, o PCdoB/RO pretende fortalecer a presença do partido em todo o estado, ampliar sua base sindical, recriar núcleos de juventude e mulheres, e direcionar o projeto eleitoral para derrotar as forças bolsonaristas em 2026, com a meta de conquistar 3% do eleitorado para a Câmara Federal e assegurar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Um catalisador para a unidade da oposição

A conferência reuniu 48 delegados e 50 filiados convidados, totalizando 98 participantes. Ao longo do processo, que mobilizou militantes em sete municípios — Ariquemes, Porto Velho, Nova União, Candeias, Mirante da Serra, Vilhena e Rolim de Moura —, 144 pessoas estiveram envolvidas nas assembleias preparatórias. O evento demonstrou que a oposição em Rondônia pretende chegar ao pleito de 2026 não fragmentada, mas como uma força capaz de disputar o poder estadual com consistência.