O vice-ministro das Relações Exteriores Ngo Le Van (à direita) e Pedro Oliveira, membro da comissão de relações internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e secretário-geral da Associação de Amizade Brasil-Vietnã Foto: Relatório Mundial e Vietnã

O jornalista Pedro Oliveira, membro da Comissão de Relações Internacionais do PCdoB e secretário-geral da Associação de Amizade Brasil–Vietnã, representou o partido nas comemorações dos 80 anos da independência vietnamita, proclamada por Ho Chi Minh em 2 de setembro de 1945.

Durante a cerimônia, Oliveira recebeu um diploma de reconhecimento por sua militância no movimento estudantil brasileiro a partir de 1968, quando atuou em defesa da paz e contra a Guerra do Vietnã, além de ter organizado a publicação de três edições de um livro sobre a vida e obra de Ho Chi Minh.

“Fui agraciado, mas quem está de parabéns é o Partido Comunista do Brasil, que promoveu esta solidariedade internacional”, afirmou o jornalista.

Na ponta direita da foto, Pedro Oliveira. Foto Acervo Pessoal

Encontro no Ministério das Relações Exteriores

Na véspera das celebrações, em 1º de setembro, o vice-ministro das Relações Exteriores do Vietnã, Ngo Le Van, recebeu Pedro Oliveira em Hanói. O dirigente vietnamita transmitiu saudações do Partido Comunista e dos líderes do Estado à direção do PCdoB, expressando gratidão pelo apoio histórico do partido e do povo brasileiro à luta vietnamita pela independência e pela reunificação nacional.

Le Van destacou que a presença do PCdoB nas celebrações é “uma fonte de estímulo” para o Partido Comunista e para o povo vietnamita. Ele também compartilhou os objetivos estratégicos do Vietnã para 2030 e 2045, que incluem a simplificação do aparato estatal, crescimento econômico de 8% em 2025 e avanço rumo a índices de dois dígitos nos próximos anos, sempre orientados pelo desenvolvimento sustentável e pela inclusão social.

O vice-ministro reafirmou ainda a política externa do país baseada na independência, na diversificação de parcerias e na multilateralização das relações, e defendeu maior cooperação científica, tecnológica e ambiental. Ele também incentivou esforços para iniciar negociações de um acordo de livre comércio entre o Vietnã e o Mercosul.

O legado de 1945 e a solidariedade internacional

Pedro Oliveira, por sua vez, ressaltou a importância da vitória vietnamita em 1945 para os movimentos de libertação nacional na Ásia e na América Latina. Ele transmitiu as saudações da presidenta do PCdoB, Luciana Santos, ao secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, To Lam, e a outros dirigentes do país.

Oliveira destacou a visita de alto nível realizada em 2023 por dirigentes do PCdoB a Hanói como marco do aprofundamento das relações bilaterais e afirmou o compromisso do partido em fortalecer os laços políticos e econômicos entre Brasil e Vietnã.

Nota do PCdoB

Em mensagem oficial enviada ao Partido Comunista do Vietnã, o PCdoB celebrou a efeméride de 80 anos da independência como “um marco de uma nova era” e exaltou o legado de Ho Chi Minh como “exemplo imortal de patriotismo, firmeza ideológica e compromisso com os ideais da humanidade”.

O texto, assinado por Luciana Santos, presidenta nacional, e Ana Prestes, secretária de Relações Internacionais, também destacou os avanços vietnamitas desde a adoção da política de Renovação (Doi Moi), em 1986, que consolidou uma economia de mercado de orientação socialista, conciliando crescimento acelerado e inclusão social.

“Temos a mais sólida confiança de que o Partido Comunista do Vietnã seguirá conduzindo, com êxito, as tarefas da construção socialista e da defesa do progresso e independência. Contem sempre com a amizade dos comunistas e do povo brasileiro”, conclui a nota.Leia a íntegra da nota:

Brasília, 28 de agosto de 2025.

Estimados camaradas do Partido Comunista do Vietnã,

Recebam, em nome dos comunistas brasileiros, nossas mais calorosas e fraternas saudações pela celebração dos 80 anos da Proclamação da Independência do Vietnã e da fundação da República Democrática do Vietnã, em 2 de setembro de 1945. Este acontecimento não foi apenas uma conquista histórica para o povo vietnamita, mas o marco de uma nova era.

A vitória alcançada foi o coroamento de uma longa luta pela libertação nacional, plena de emocionantes episódios de heroísmo, abnegação e sacrifício, que inspirou e inspira milhões de pessoas ao redor do mundo.

O nome do camarada Ho Chi Minh, neste contexto, passou a representar um exemplo imortal de patriotismo, sabedoria política, firmeza ideológica e compromisso com os mais elevados ideais da humanidade.

Nestes oitenta anos, o Vietnã passou da devastação da guerra de libertação para um papel cada vez mais ativo na comunidade internacional e internamente os triunfos alcançados são de grande envergadura.

No plano geopolítico o Vietnã é uma voz respeitada em defesa do multilateralismo e da multipolaridade, do direito internacional e da resolução pacífica dos conflitos.

No plano interno, os avanços alcançados pelo povo vietnamita são imensos, no quadro de uma gigantesca transformação econômica e social, fruto direto da orientação socialista

adotada e aprofundada pelo Partido Comunista do Vietnã.

A histórica decisão do 6º Congresso do PCV, em 1986, implementando a política de Renovação (Doi Moi), demonstrou ao mundo que é possível construir uma Economia de Mercado de Orientação Socialista, capaz de garantir o desenvolvimento sustentado e largos impulsos sociais, tecnológicos e culturais, sempre tendo como princípios norteadores os interesses do povo, da pátria e da soberania popular, inspirando a todos os que lutam por um mundo de paz, justiça e liberdade.

Temos a mais sólida confiança de que o Partido Comunista do Vietnã seguirá conduzindo, com êxito, as tarefas da construção socialista e da defesa do progresso e independência.

Contem sempre com a amizade dos (as) comunistas e do povo brasileiro.

Com saudações fraternas e solidárias,

Luciana Santos

Presidenta Nacional

Ana Prestes

Secretária de Relações Internacionais

Certificado de Mérito outorgado a Pedro Oliveira pelo governo vietnamita

Aqui está a tradução para o português do conteúdo do Bằng khen (Certificado de Mérito) emitido pelo Governo do Vietnã:


REPÚBLICA SOCIALISTA DO VIETNÃ
Independência – Liberdade – Felicidade

PRIMEIRO-MINISTRO
GOVERNO DA REPÚBLICA SOCIALISTA DO VIETNÃ

CONCEDE
CERTIFICADO DE MÉRITO

Ao Sr. PEDRO DE OLIVEIRA , Secretário-Geral da Associação de Amizade Brasil-Vietnã (ABRAVIET),

Por ter alcançado resultados notáveis ​​e contribuído significativamente para a luta pela independência nacional, unificação do território e, na atual fase de renovação, desenvolvimento e integração internacional do povo vietnamita.

Decisão nº 1863/QĐ-TTg, de 29 de agosto de 2025
Número de registro: 02

Hanói, 29 de agosto de 2025

PRIMEIRO-MINISTRO
Phạm Minh Chính