Composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV), a comissão executiva da Frente Brasil da Esperança (FE Brasil) homologou todas as candidaturas e coligações majoritárias a prefeito (a), num total de 103 candidaturas em municípios com mais de 200 mil eleitorees. Faltando apenas, em alguns casos, a definição da candidatura a vice-prefeito(a).

Nestas cidades, o PCdoB terá três candidaturas a Prefeito: Inácio Falcão, em Campina Grande-PB, Sidnei Aranha, no Guarujá-SP e Marco Aurélio, em Imperatriz-MA.

Confira abaixo as candidaturas homologadas das capitais:

Confira abaixo todas as 103 candidaturas aprovadas pela FE Brasil:

Convenções eleitorais

As candidaturas dos demais municípios são decididas pelas direções estaduais e municipais da FE Brasil em suas convenções que se findam nesta segunda-feira (5), conforme o calendário eleitoral de 2024. Desde o dia 20 de julho, os partidos políticos e as federações estão realizando suas convenções para oficializar a escolha das candidatas e dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de cada cidade e também deliberando sobre eventuais coligações a cargo majoritário para as eleições de outubro.

Vale lembrar que esta eleição municipal é a primeira em que os partidos vão atuar como federação em várias cidades do país.

A Lei das Eleições (artigo 10, parágrafo 3º, da Lei nº 9.504/1997), diz que cada partido, federação ou coligação poderá solicitar o registro de uma candidata ou um candidato ao cargo de prefeito e respectivo vice.

Como a lei não permite coligações aos cargos proporcionais, como é o caso da disputa às câmaras municipais, o número de candidatas e de candidatos registrados pelo partido ou pela federação – será de até 100% do número de lugares a serem preenchidos, acrescido de mais um.

Importante lembrar que com base neste número, a legenda e a federação deverão preencher a proporção de no mínimo 30% e no máximo 70% com candidaturas de cada sexo.

Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais

Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Porém, a plataforma Divulga Contas TSE já apresenta candidaturas já registradas.

Na plataforma é possível acessar informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos. Há possibilidade de fazer consultas por regiões ou de forma individual.

A atualização dos dados referentes às candidaturas ocorre a cada 30 minutos, informa o site do TSE.