O curta Voto é voz: mulheres na política é um registro documental da Caravana Mulheres pelo Brasil, organizada pela Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB ao longo do primeiro semestre de 2024. O projeto percorreu cidades representativas do país, como Salvador, Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Betim e Belo Horizonte para promover debates sobre a participação feminina na política brasileira.
Com depoimentos de candidatas nas eleições de 2024 e de lideranças importantes, como as deputadas federais Alice Portugal e Jandira Feghali; a primeira presidenta da União Brasileira de Mulheres, Jô Moraes e a atual Secretária de Mulheres do PCdoB, Dani Costa, o documentário ressalta a urgência de fortalecer a presença feminina nos espaços de poder e decisão política como pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O filme investiga, ainda, as causas da sub-representação nos espaços de poder e as formas de superá-la, traçando um panorama das barreiras históricas e estruturais que afastam as mulheres da política. Por meio de entrevistas e cenas da caravana, é destacada a importância da mobilização coletiva e da criação de políticas públicas que incentivem uma maior participação feminina, sublinhando a luta por equidade como um imperativo para a construção de uma democracia mais inclusiva.
Voto é voz: mulheres na política é dirigido por Kathia Calil e Michelle Coelho e foi produzido em parceria com a agência Contra Regras e a produtora audiovisual RealqualqueR.