Da esquerda para direita: Alexsandro Lopes, Ana Ivna e Saymon Lopes | Fotos: Instagram

A cidade cearense de Sobral, situada a 230km da capital, Fortaleza, é referência nacional em política educacional e sua população desfruta de muitos benefícios também nas áreas da saúde, da assistência social, da moradia e da cultura. Os avanços tiverem início com a eleição, em 1996, do prefeito Cid Gomes, numa ampla frente partidária e social da qual o PCdoB participa desde a primeira eleição. No entanto, mesmo participando da gestão municipal desde o início, os comunistas nunca elegeram um vereador na cidade. Na disputa deste ano, o partido espera por fim a este jejum parlamentar.

O PCdoB seguirá na aliança que governa a cidade e através da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) já manifestou apoio à pré-candidatura da professora Izolda Cela na disputa para a prefeitura. Para a Câmara Municipal o partido lançou três pré-candidaturas: a professora e liderança do movimento de mulheres Ana Ivna, o produtor cultural, Saymon Lopes e o advogado Alexsandro Lopes. Ivna e Saymon já disputaram a eleição de 2020 e tiveram boas votações, já Alexandro é estreante em eleição.

Karlos Patrick, presidente do PCdoB sobralense, afirma que “para superar a votação de 2020 e conquistar um mandato parlamentar, vamos reforçar nossa atuação dos bairros populares onde nossas candidaturas tiveram votações mais expressivas, mobilizar a militância e intensificar a pré-campanha de nossas candidaturas. Conhecemos bem a realidade sobralense e apresentaremos propostas alinhadas com os interesses da população”.

Patrick, que preside a FE Brasil na cidade, informa que a aliança também busca ampliar sua votação em Sobral. Atualmente o PT tem um vereador e a expectativa é que a federação obtenha uma votação suficiente para conquistar mais uma vaga, segundo o dirigente comunista. Para tanto, os três partidos (PT, PCdoB e PV) deverão preencher as 22 vagas a que têm direito.

Por fim, o dirigente do PCdoB municipal considera o nome de Izolda Cela para a disputa na disputa da prefeitura também um grande trunfo na eleição para a Câmara Municipal. “Izolda é muito respeitada na cidade, além de um nome de projeção nacional. Foi em Sobral que iniciou sua atuação na área de educação e a população sabe dos benefícios que isto trouxe. Sua atuação a levou ao governo do estado e a ocupar a segunda função mais importante da Educação no país. Ter nossas candidaturas identificadas com esta grande mulher só nos beneficiará. Nossa atuação na campanha, portanto, será para que o PCdoB ocupe um lugar na Câmara Municipal e que Sobral avance muito mais nas conquistas”, declarou Karlos Patrick.

__
Edição: Inácio Carvalho