Pepe Mujica, presidente do Uruguai de 2010 a 2015 e uma das figuras mais emblemáticas da esquerda na América Latina | Foto: Kaloian / Ministerio de Cultura de la Nación / Wikimedia Commons

O falecimento de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, nesta terça-feira (13), comoveu lideranças políticas e populares em toda a América Latina. Figura emblemática da esquerda latino-americana, Mujica deixa um legado de luta pela justiça social, simplicidade de vida e compromisso inabalável com os ideais democráticos e progressistas.

Em nota oficial, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lamentou profundamente a perda do líder uruguaio, ressaltando sua trajetória marcada por resistência, coragem e dedicação incansável às causas do povo. O partido também prestou solidariedade à companheira de vida e militância, Lucía Topolansky, e ao povo uruguaio.

Veja a íntegra da nota:

O PCdoB se soma aos que tristemente se despedem do líder uruguaio e latinoamericano Pepe Mujica no dia de hoje, neste 13 de maio de 2025.

Mujica, que foi um homem de múltiplas etapas percorridas pela vida, desde camponês, a guerrilheiro, encarcerado pela ditadura, presidente da República, militante e construtor do partido Frente Amplio, do seu agrupamento, o MPP, conselheiro, conferencista e companheiro de uma vida inteira da também dirigente política Lucía Topolansky, dizia que as perseguições, as feridas e prisões são rotina para os que se metem a “transformar o mundo”.

Mujica foi um líder de dois séculos, o XX e o XXI, e nas primeiras décadas do milênio, ao lado de líderes como Lula, Kirchner, Chávez, Evo, Correa e tantos outros, empenhou todos os seus esforços para abrir os horizontes da justiça social e do desenvolvimento para o povo latinoamericano e caribenho há séculos massacrado pelo colonialismo europeu e o imperialismo estadunidense. Sua voz foi sempre determinante para a denúncia da massacrante sociedade de consumo que ele tanto combateu, na vida pública e na privada.

Que sua força, tenacidade, audácia e firmeza de propósitos sigam inspirando as gerações de novas e novos lutadores pela emancipação humana e o socialismo. Que seus sonhos possam se manter vivos nas mais amplas lutas do povo latinoamericano e caribenho por soberania e igualdade social tal como ele os sonhou e perseguiu.

Todo nosso carinho e solidariedade ao povo uruguaio, ao MPP, ao PCU, à FA, aos amigos, familiares e especialmente à companheira Lúcia neste momento de dor e despedida do nosso amado Pepe Mujica.

Partido Comunista do Brasil