Em nota oficial, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) repudia a exibição da bandeira dos Estados Unidos durante os atos de 7 de setembro na Avenida Paulista. Para a legenda, o gesto da extrema-direita representa um ataque direto à soberania nacional e configura uma traição ao povo brasileiro.

Leia a íntegra abaixo.

O Partido Comunista do Brasil vem a público manifestar seu mais veemente repúdio àqueles que, no dia 07 de setembro, ostentaram em plena Avenida Paulista a bandeira dos Estados Unidos da América.

O dia da Independência representa a luta de brasileiros e brasileiras, de várias gerações, pela construção de uma nação soberana, forte, desenvolvida e que tenha o direito de defender seu território, de colocar suas riquezas minerais, energéticas, sua biodiversidade a serviço do desenvolvimento do país e da redução das desigualdades do povo brasileiro.

Somos um partido centenário, e um dos nossos compromissos fundantes sempre foi a defesa do Brasil, da nossa soberania, da nossa autodeterminação, do nosso povo. A extrema-direita que carregou orgulhosa a bandeira de outra nação no dia 07 de setembro cometeu um grave crime contra nosso país: traição.

Que o verde, amarelo, azul e branco da nossa bandeira sigam gigantes pela própria natura, sendo o símbolo da nossa pátria amada, como nos belíssimos versos do nosso hino nacional.

Sigamos na luta em defesa do Brasil!

Executiva Nacional do PCdoB, 08/09/2025