Nguyen Phu Trong assumiu o comando do Partido Comunista do Vietnã em 2011.

O Partido Comunista do Brasil emitiu nota de pesar pelo falecimento de Nguyen Phu Trong, secretário geral do Partido Comunista do Vietnã.

“Estamos convictos de que o Vietnã saberá continuar a obra de Nguyen Phu Trong e fortalecer cada vez mais a unidade e a capacidade de luta do país em preparação ao 14º Congresso do PCV em 2025”, diz a nota assinada pela presidenta Luciana Santos e pela secretária de Relações Internacionais, Ana Prestes.

Leia a íntegra da nota:

Ao Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã

Estimados Camaradas,

Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã, camarada Nguyen Phu Trong.

Muitas foram os aportes do Secretário Geral para a construção do socialismo em seu país e para a luta em defesa da paz entre os povos de todo o mundo.

Nguyen Phu Trong assumiu a nobre tarefa de direção central do PCV em 2011, e até o último dia de sua vida contribuiu para manter a brilhante linha de desenvolvimento e soberania nacional, colocando em primeiro plano os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, revelando-se um digno continuador dos ideais defendidos pelo fundador do Partido Comunista do Vietnã e libertador do povo vietnamita, Ho Chi Minh.

Estamos convictos de que o Vietnã saberá continuar a obra de Nguyen Phu Trong e fortalecer cada vez mais a unidade e a capacidade de luta do país em preparação ao 14º Congresso do PCV em 2025.

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), expressa suas sentidas condolências aos familiares, aos comunistas vietnamitas e a todo o povo do Vietnã, inclinando nossas bandeiras vermelhas em homenagem à memória do camarada Nguyen Phu Trong.