Candidatura coletiva do PCdoB em Alagoas será lançada na sexta (21)
Na próxima sexta-feira (21), a candidatura coletiva do PCdoB em Alagoas será lançada em um grande evento aberto ao público, a partir das 19 horas, no Theatro Homerinho, em Maceió (AL).
Fazem parte do coletivo Charles Hebert, Thiago Souza, Enio Lins e Maria Yvone. Eles buscam uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026 com o propósito de defender o Brasil e continuar os avanços em Alagoas.
Como explica a campanha, uma candidatura coletiva reúne diferentes pessoas, trajetórias e experiências em torno de um mesmo projeto político.
Legalmente, existe uma candidatura registrada e um número. Politicamente, o projeto é construído coletivamente, com participação e escuta.
Leia mais: PCdoB-AL lança candidatura coletiva à Câmara e confirma apoio a Renan Filho
Confira, a seguir, um pouco da trajetória de cada integrante da candidatura “Alagoas com Coragem”:
CHARLES HEBERT
Vereador em exercício por Maceió e ex-secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas. Atua na defesa do esporte e das pautas dos movimentos sociais e das comunidades populares de Maceió.
THIAGO SOUZA
Jovem com trajetória de luta no movimento estudantil, pesquisador e brincante da cultura popular. Foi superintendente de Juventude de Alagoas e atua na defesa das juventudes, da cultura e da participação popular.
ENIO LINS
Jornalista, militante e dirigente histórico do PCdoB, com ampla experiência na administração pública. Foi vereador por Maceió e secretário de Estado da Cultura e da Comunicação.
MARIA YVONE
Dirigente histórica do PCdoB, ex-presa política, lutou contra a ditadura e participou ativamente da mobilização pela redemocratização do país. Sua trajetória é marcada pela defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça social.
Como explicado, o projeto não se restringe aos quatro integrantes, pois é formado por vários apoiadores que constroem coletivamente a campanha. Portanto, o lançamento no Theatro Homerinho é uma oportunidade para que mais pessoas se unam e ajudem nessa formação.
“O caráter coletivo da candidatura está em seu método. Queremos somar forças e ouvir mais, dialogar mais com os movimentos sociais, reunir diferentes experiências e transformar as necessidades da população em propostas, prioridades e posições políticas”, entendem os candidatos.
Manifesto
A campanha já lançou um manifesto em que detalha suas perspectivas para o Brasil e o estado de Alagoas.
O texto, que pode ser acessado completo aqui, destaca que a reconstrução do país no terceiro mandato do presidente Lula não pode ser interrompida.
“O combate à fome, a retomada dos investimentos públicos e a recuperação da capacidade de atuação do Estado recolocaram o Brasil no caminho do desenvolvimento”, aponta o manifesto.
Para os candidatos, mesmo com o salto dado pelo país nesses quatro anos, é preciso continuar avançando em prol de um modelo de desenvolvimento que melhore concretamente a vida das pessoas.
“Por isso, defendemos o fim da escala 6×1 e o direito ao descanso, à convivência familiar, à cultura, ao esporte, ao lazer e à participação na vida da comunidade. O desenvolvimento só terá sentido se transformar a riqueza produzida pelo povo em direitos, oportunidades e qualidade de vida”, diz a candidatura.
O documento ainda trata de aspectos como desenvolvimento regional e territorial; juventude, educação, trabalho e oportunidades; cultura; esporte; igualdade social e combate às desigualdades; e participação social.
“O futuro não pode ser apenas esperado. Precisa ser discutido e construído agora. Convidamos quem trabalha e produz, as juventudes, as mulheres, os agentes da cultura e do esporte, os movimentos sociais e as comunidades populares a participar dessa caminhada. Convidamos as forças democráticas de todos os matizes. Queremos construir um estado mais desenvolvido e socialmente justo”, finaliza o manifesto.
Lançamento da candidatura coletiva do PCdoB-AL “Alagoas com Coragem”
- Data: Sexta-feira, 21 de agosto;
- Horário: 19 horas;
- Local: Theatro Homerinho (Rua Sá e Albuquerque, número 450, no bairro Jaraguá, em Maceió, Alagoas).



