Pela primeira vez em sua história a Volkswagen fecha fábrica na Alemanha
A Volkswagen, pela primeira vez desde sua criação 88 anos atrás, fechou uma de suas fábricas na Alemanha. A fábrica de Dresden foi fechada nesta terça-feira (16) como parte de um acordo feito em 2024 entre o sindicato e o conselho da empresa para cortar custos.
Cerca de 35.000 pessoas serão demitidas para a redução da capacidade da empresa na Alemanha, como uma resposta para a incapacidade da Volkswagen de fazer concorrência às fabricantes de veículos chinesas, a adoção lenta para a produção veículos elétricos, a queda na demanda nos mercados europeu e chinês, assim como as tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump no início de seu segundo mandato, que provocaram um duro golpe nas suas vendas nos EUA.
O país contava com o gás russo barato para produzir energia, mas as sanções impostas pelos EUA como retaliação pela guerra na Ucrânia também provocaram um aumento disparado nos gastos com energia, afetando os custos de produção industrial na Alemanha.
Além do fechamento da fábrica de Dresden seria uma tentativa de controle de gastos enquanto a Volkswagen anunciou uma reavaliação de seu plano de investimento de 160 bilhões de euros.
Essa fábrica foi criada originalmente para ser uma vitrine para a capacidade de produção da Volkswagen na época.
Desde sua abertura em 2002, a fábrica de Dresden produziu menos de 200 mil veículos, sendo, mais recentemente, o carro elétrico ID.3.
Os cortes de gastos de uma das principais empresas da indústria alemã são também um reflexo do estado de recessão em que se encontra a economia do país, que encolheu entre os anos de 2023 e 2024. No ano de 2025, sob estagnação, a economia alemã se mostrou como uma das grandes economias de pior desempenho no mundo.
Fonte: Papiro




