Enem une o Brasil por oportunidade de transformar vidas, diz Camilo Santana
Neste sábado (8), véspera do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou, em pronunciamento veiculado em rede nacional, que a prova “une o Brasil pela oportunidade transformar a vida pela educação”.
Nesta edição, 5 milhões de estudantes se inscreveram para prova, aplicada em 1.805 municípios.
Em sua mensagem, o ministro também lembrou que, ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
“O Enem anda de mãos dadas com o Sisu, o Prouni e o Fies, políticas públicas criadas pelo presidente Lula. Junto com a Lei de Cotas e assistência estudantil, essas políticas mudaram o perfil do ensino superior e deram às universidades a cara da nossa gente”, completou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais neste domingo (9) para desejar boa sorte aos estudantes. “Eu sei o quanto esse dia é importante. Muita gente estudou, se esforçou, sonhou com esse momento”.
Além disso, salientou que o “Enem é mais do que uma prova. É um passo pra realizar sonhos, pra mudar de vida. E eu tô aqui torcendo por vocês”.
Enem
O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva é formada por 45 questões de múltipla escolha.
Nessa primeira prova, são 90 questões, dividas entre Linguagens e Ciências Humanas, e uma redação. Serão cobrados conteúdos das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
A segunda prova será no próximo domingo, dia 16 de novembro e terá como disciplinas Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia). Os candidatos também responderão a 45 questões de cada área, totalizando 90 questões de múltipla escolha.
O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e dá oportunidade de ingressar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



