PCdoB-BA reconduz Geraldo Galindo à presidência e Daniele Costa à vice

O PCdoB da Bahia reconduziu Geraldo Galindo à presidência e Daniele Costa à vice-presidência estadual durante sua Conferência Estadual, encerrada neste sábado (27). O encontro reuniu 497 delegados e delegadas credenciados, vindos de 82 municípios, e contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas ao longo dos dois dias no Quality Hotel & Suítes, em Salvador.
A etapa estadual coroou um processo democrático robusto, que envolveu cerca de 10 mil filiados e filiadas em todo o estado e resultou na realização de 170 conferências preparatórias, entre assembleias de base, reuniões de coletivos e conferências municipais. O novo Comitê Estadual eleito reforça o compromisso do PCdoB com a paridade de gênero, assegurando a participação equilibrada de homens e mulheres em sua direção.
A Conferência reafirmou a confiança no projeto do PCdoB e se consolidou como um espaço de reflexão e formulação, no qual delegados e delegadas puderam se posicionar, apresentar ideias e pensar coletivamente os rumos do partido. A plenária final também marcou a preparação para a etapa nacional: o 16º Congresso do PCdoB, que acontece em outubro, em Brasília.
Debate político e construção coletiva
Na abertura do segundo dia, a presidenta nacional do PCdoB e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, fez um panorama do cenário político e destacou a firmeza do governo diante da extrema-direita. “O que o governo tem feito foi exatamente reagir à altura. Primeiro, dizendo que tarifa se negocia, mas há coisas no Brasil que são inegociáveis, como a soberania nacional é inegociável, a democracia brasileira é inegociável, os direitos do povo são inegociáveis.”
Para o presidente estadual reeleito, Geraldo Galindo, a Conferência evidenciou a vitalidade da militância. “Esse encontro mostrou a força do nosso partido, com uma militância que se expressou com firmeza e apresentou propostas para os desafios do presente. O PCdoB mais uma vez demonstra que sabe combinar luta política e construção democrática, e é isso que nos prepara para o 16º Congresso Nacional. Nós reafirmamos o compromisso de trabalhar incessantemente para que a gente tenha um partido revitalizado, um partido presente nas lutas do povo e um partido à altura para os grandes desafios que vêm pela frente. Viva o PCdoB!”
Daniele Costa, reconduzida à vice-presidência, destacou a dimensão histórica da luta do partido. “O PCdoB carrega uma causa justa: o socialismo, o desenvolvimento soberano e os direitos do povo. Essa Conferência foi o retrato da nossa militância, que debate, reflete e renova esperanças. Saímos mais convictos de que é possível abrir um novo momento para a Bahia e para o Brasil.”
Com espírito de unidade e combatividade, o PCdoB Bahia encerrou sua Conferência Estadual reafirmando compromissos e fortalecendo sua militância para os desafios que virão.