Eduardo Paes nomeia Elias Jabbour presidente do Instituto Pereira Passos
Nesta sexta-feira (20), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou Elias Jabbour como o novo presidente do Instituto Pereira Passos (IPP). Em postagem feita em conjunto nas redes sociais, Paes deu as boas-vindas ao professor e destacou o seu currículo:
“Apresento a vocês o novo Presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) que está chegando diretamente do Banco de Desenvolvimento dos BRICS, o NDB, em Xangai na China. Geógrafo, economista, professor, autor de livros em economia política, mestre e doutor pela USP…Ufa! Mais uma fera que se junta ao time. Seja bem-vindo Elias Jabbour”, colocou o prefeito.
Como falou Paes, o novo integrante do seu governo estava como diretor de pesquisas do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) junto a Dilma Rousseff, presidente do conhecido como Banco dos Brics. Para assumir a vaga, Jabbour se licenciou do seu cargo de professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Além da sua carreira acadêmica, com títulos de Doutor e Mestre em Geografia Humana pela USP (Universidade de São Paulo), o estudioso e pesquisador é membro do Comitê Central do PCdoB.
Em junho de 2023, ele ganhou o maior prêmio literário da China para autores estrangeiros o Special Book Award of China. O reconhecimento ocorreu pelo livro “China: O socialismo do século XXI”, escrito com Alberto Gabriele e publicado pela Editora Boitempo.
IPP
O Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) é uma autarquia responsável pela pesquisa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com trabalhos de mapeamento, produção cartográfica, aplicação de geotecnologias e planejamento urbano estratégico para integração de políticas públicas da capital.
Os dados produzidos são disponibilizados ao público geral no portal do Data.Rio. De acordo com o governo, a missão do IPP é “gerir as informações sobre a cidade, de modo que o planejamento de políticas públicas e intervenções urbanas tenham apoio em dados qualificados. Mais do que isso, contribuir para a melhoria das condições de vida da população, a eficiência da gestão pública e a promoção do desenvolvimento urbano sustentável do Rio.”