Leci Brandão. Foto: Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda, zona oeste de São Paulo (SP), exibe desde a semana anterior a exposição “Leci 80 anos – É coisa de Orixá”. A homenagem à cantora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) celebra os seus 80 anos de vida e 48 de carreira artística.

Com entrada gratuita e classificação para todas as idades, a exposição está na Biblioteca Latino Americana e vai até 26 de janeiro de 2025, aberta de terça a sábado entre as 10 e 17 horas. Antes de ocupar o Memorial, a mostra esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde Leci ocupa mandato como deputada.

“Para mim é muito significativo que dois espaços institucionais tão importantes como a Assembleia Legislativa e o Memorial da América Latina abram suas portas para receber uma exposição que conta minha história, porque é a história de uma mulher negra, de família pobre, que se tornou uma artista popular e parlamentar com quatro mandatos. Sinto que a história narrada nessa exposição é a minha, mas também conta a trajetória de luta e os desafios e obstáculos enfrentados por muitas mulheres negras desse país.  Espero que a exposição seja vista por muitas pessoas porque ela reúne momentos marcantes da minha trajetória como cidadã, artista e parlamentar”, afirma Leci.

A trajetória da artista, marcada pelo ativismo na luta pela igualdade social, racial e de gênero, permeia o espaço dedicado a retratar sua vida, assim como aspectos da fé e das duas origens.

“Não seria possível narrar minha história, seja em uma exposição, livro ou de qualquer outra forma, sem destacar a importância que a religiosidade e a ancestralidade têm para mim. O nome e a concepção dessa exposição são muito acertados e traduzem perfeitamente o que eu sou e a dimensão que esses dois fatores, religiosidade e ancestralidade, têm na minha vida. A curadoria de Dhamaze Lima e a co-curadoria de Carla Nascimento e Carina Franco, que idealizaram essa exposição, foi muito feliz com essa escolha”, diz a deputada.

Conhecida pelas mensagens nas canções e pela postura firme frente às questões sociais, a história contada de Leci reafirma o seu propósito de levar para a política os problemas que sempre cantou.

“Quanto à militância, acredito que a exposição faz um percurso dos momentos mais significativos da minha vida, momentos que convergem com posicionamentos políticos que eu sempre tive e mantenho até hoje. Então, essa exposição é mais uma oportunidade de conhecer a cidadã, artista e deputada Leci Brandão”, completa.

Fotos: Memorial da América Latina

Serviço

“Leci 80 anos – É coisa de Orixá”

Data: até 26/01/2025
Horário: terça a sábado, das 10h às 17h
Local: Memorial – Biblioteca – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP (Biblioteca Latino Americana)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre