Foto: Redes sociais

Uma bebê brasileira de um ano de idade, chamada Fatima Abbas, foi assassinada por Israel em um ataque contra Hadeth, ao sul de Beirute, capital do Líbano. Ela é a terceira vítima brasileira dos bombardeios israelenses, sendo que todos eram menores de idade.

O avô de Fatima, Ali Abbas, contou que seu filho, a nora e a neta foram atingidos pelo bombardeio de Israel, mas somente a bebê de 14 meses não sobreviveu. A família está na lista de repatriação.

“Minha neta estava na cadeirinha, no banco de trás, meu filho com a esposa estavam na frente e aconteceu o bombardeio. Aí veio um pedaço daquele míssil na barriga da minha neta”, relatou Ali Abbas ao g1.

“Eles correram para o hospital e fizeram cirurgia, mas estava sangrando muito. Deram 48 horas para ver se parava o sangramento. Mas ela não resistiu”, continuou.

“Era um anjo, não sei porquê ser atacada por essa guerra. Estão atacando só por atacar, para atingir civis. […] A gente perdeu um anjo”, lamentou o avô.

As bombas lançadas por Israel contra a população civil no Líbano também mataram um jovem brasileiro de 15 anos, Ali Kamal Abdallah, na cidade de Kelya. A morte de Ali Kamal, que nasceu em Foz do Iguaçu (PR), foi confirmada no dia 25 de setembro.

A irmã do adolescente, Hanan Abdallah, contou que ele e o pai, Kamal Hussein Abdallah, de 64 anos, “morreram trabalhando na pequena fábrica da família”.

Dois dias depois, o Itamaraty confirmou a morte de Mirna Raef nasser, de 16 anos, que nasceu em Balneário Camboriú (SC). A família de Mirna já tinha deixado a casa em que vivia, mas ela e o pai voltaram para buscar mantimentos.

O tio de Mirna, Ali Bu Khaled, relatou que, “na hora que chegaram lá, aconteceu o ataque. Morreram na hora e ficaram nos escombros até o outro dia. Os aviões atacavam de novo e não deixavam tirar [os corpos]”.

O Ministério das Relações Exteriores está realizando, junto com os ministérios da Saúde e Defesa, uma operação para repatriar os brasileiros que estão no Líbano. Segundo a Força Aérea Brasileira, o décimo voo chega ao Brasil nesta terça-feira (5), completando 2.072 brasileiros resgatados e 24 animais de estimação.

A operação também inclui o transporte de mantimentos para a população libanesa. Até agora, 27,3 toneladas já foram levadas para o país que está sendo atacado por Israel.

Fonte: Página 8