Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Chegou ao Brasil neste sábado (19) o sexto voo de repatriação de brasileiros e familiares do Líbano, com 212 passageiros, incluindo 14 crianças de colo. Com a chegada do sexto voo, a Operação Raízes do Cedro totaliza 1.317 passageiros e 15 animais de estimação resgatados desde 2 de outubro. 

Considerando os cinco voos anteriores, chegaram ao Brasil 242 crianças (2 a 12 anos), 40 bebês (até dois anos), 138 idosos, 12 gestantes, 101 pessoas com problemas de saúde e 12 pessoas com deficiência. A prioridade de composição das listas leva em conta mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano.

Ao chegarem ao país, os brasileiros e familiares são recebidos por profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Força Nacional do SUS (Min. Saúde), da Polícia Federal e da Receita Federal.

O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, informou que segue em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança no terreno.

De acordo com o Ministério da Saúde do Líbano, até o momento cerca de 2,4 mil pessoas foram mortas no país desde o início dos ataques de Israel ao país. Segundo a agência Reuters, o Israel atacou a sede da inteligência do Hezbollah em Beirute neste domingo, que também foi marcado por uma série de ataques a vilarejos no sul do país. 

Com agências