O deputado estadual Evandro Leitão (PT-CE) é a grande surpresa na eleição à Prefeitura de Fortaleza (CE). A mais nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (25), mostra que o candidato da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) é o que mais cresce em intenção de votos.

Conforme o levantamento, Evandro tem 25% e já está empatado tecnicamente na liderança. Ele divide a ponta com o bolsonarista André Fernandes (PL), que marcou 27%. Na sequência, aparecem Capitão Wagner (União Brasil), com 17%, e José Sarto (PDT), com 15%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Ao longo da campanha eleitoral, iniciada no mês passado, Evandro tem crescido nas pesquisas de forma consistente. Após iniciar a disputa com 10% na sondagem de 21 de agosto, o petista passou para 19% em 13 de setembro – até chegar ao patamar atual, de 25%.

O cenário culminou na polarização entre um candidato apoiado pelo presidente Lula (PT) e outro vinculado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas, enquanto André Fernandes cresceu 11 pontos percentuais em pouco mais de um mês, Evandro saltou 15 pontos.

Em sentido contrário, Capitão Wagner e José Sarto desidrataram. Atual prefeito e candidato à reeleição, Sarto saiu de 23%, foi a 18% e caiu para 15%. A queda de Wagner foi ainda maior: ele começou na liderança, com 29%, mas despencou nas duas pesquisas seguintes, encolhendo, primeiro, a 23% e, agora, a 17%. Também pontuaram, desta vez, Eduardo Girão (Novo, 4%) e Técio Nunes (PSOL, 1%). Há 7% de brancos e nulos, além de 3% de indecisos.

Os candidatos mais rejeitados são Sarto e Capitão Wagner: 38% de eleitores dizem que não votariam neles de jeito nenhum. Evandro tem 29%, e André Fernandes, com a rejeição em alta, tem 24%. Na projeção de segundo turno, Fernandes e Evandro têm, ambos, 43%.

A pesquisa Datafolha foi encomendada jornal O Povo. O instituto ouviu 826 eleitores de Fortaleza entre segunda-feira (23) e terça-feira (24).