Urnas Eletrônicas, Foto TSE

Nos dias 6 e 27 de outubro, mais de 155 milhões de brasileiros poderão ir às urnas para escolher quem serão os próximos prefeitos e vice-prefeitos nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros pelas eleições de 2024.

A menos de dois meses do pleito, os partidos políticos já realizaram suas convenções e bateram o martelo sobre candidatos e alianças em cada pleito. Conforme prevê o calendário do processo, os nomes precisavam ser encaminhados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. Isso significa que o cardápio aos eleitores está definido.

Desde a meia-noite da sexta-feira (16), os candidatos às prefeituras e câmaras municipais começaram a divulgar seus números e pedir votos, marcando o início oficial da campanha eleitoral. A movimentação já é visível tanto nas redes sociais quanto nas ruas, com candidatos aproveitando o primeiro dia para se aproximar dos eleitores.

Das candidaturas da Federação Brasil da Esperança, as pesquisas preliminares que apontam a situação da intenção de voto neste início de campanha destacam com chances 10 candidaturas, sendo Rio Branco (AC), Fortaleza (CE), Recife (PE), Teresina (PI), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (SP).

A reportagem fez o levantamento da lista de candidatos aprovados pelos partidos e suas coligações, em cada uma das 26 capitais do país:

Rio Branco (AC)

Levantamento divulgado pelo Real Time Big Data no dia 30 de julho mostra que, na disputa pela Prefeitura de Rio Branco (AC), o atual prefeito, Tião Bocalom (PL), com 39% das intenções de voto, e o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), com 37%, estão empatados tecnicamente.

• Marcus Alexandre (MDB): Coligação Bora Rio Branco (MDB, PSD, PRD, AGIR, Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PCdoB/PV), Federação PSOL/Rede Sustentabilidade, DC e Republicanos);
  • Tião Bocalom (PL): Coligação Produzir Para Empregar (PL, PP, União Brasil, Podemos, Solidariedade e Federação PSDB-Cidadania);
  • Emerson Jarude (Novo);
  • Jenilson Leite (PSB).

Manaus (AM)

Em Manaus, em sondagem da Quaest divulgada em 1° de agosto, David Almeida (Avante) lidera com 33% das intenções de voto. Amom Mandel (Cidadania) aparece em segundo lugar, com 22%.

• Marcelo Ramos (PT): Coligação Manaus Mais Forte (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), Federação PSOL/Rede Sustentabilidade, Solidariedade e PDT);
  • Amom Mandel (Cidadania): Federação PSDB-Cidadania;
  • Capitão Alberto Neto (PL): Coligação Ordem e Progresso (PL e Novo);
  • David Almeida (Avante): Coligação Avante, Manaus (Avante, MDB, PSD, DC e Agir);
  • Gilberto Vasconcelos (PSTU);
  • Maurício Wilker Barreto (Mobiliza);
  • Roberto Cidade (União Brasil): Coligação Bora Mudar Manaus (Republicanos, União Brasil, Progressistas, Podemos, PMB, PRD e PSB.

Macapá (AP)

Em Macapá, O primeiro colocado, atual prefeito e candidato à reeleição Dr. Furlan (MDB), lidera pontuando com 74,3% nos levantamentos da Paraná Pesquisas.

• Paulo Lemos (PSOL): Coligação Macapá da Esperança (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL/Rede Sustentabilidade);
  • Aline Gurgel (Republicanos): Coligação Macapá para Todos Nós (Republicanos e PL);
  • Dr. Furlan (MDB): Coligação Trabalhando Pelo Povo (MDB, Podemos, PSD, PSB e PRD);
  • Gianfranco Gusmão de Azevedo (PSTU);
  • Gilvam Borges (Avante);
  • Jairo Palheta (PCO);
  • Patrícia Ferraz (PSDB): Coligação Pra Fazer + por Você (PP e Federação PSDB-Cidadania);
  • Sharon Braga (Novo).

Belém (PA)

Pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira (15), aponta para um empate técnico na corrida pela prefeitura de Belém. De acordo com o levantamento, o deputado estadual Igor Normando (MDB) tem 36,5% das intenções de voto e é seguido pelo deputado federal Delegado Éder Mauro (PL), que marca 34,7%.

• Delegado Eder Mauro (PL);
  • Delegado Eguchi (PRTB): Coligação União Bora Belém (PRTB e Solidariedade);
  • Edmilson Rodrigues (PSOL): Coligação A nossa família é o povo;
  • Igor Normando (MDB): Coligação Levanta Belém (MDB, PSB, PRD, UNIÃO, PDT, PP, PSD e Federação PSDB-Cidadania);
  • Ítalo Abati (Novo);
  • Jefferson Lima (Podemos);
  • Raquel Brício (UP);
  • Thiago Araújo (Republicanos): Coligação Belém quer mudança de verdade (Republicanos, DC, PMB, Agir, Avante e Solidariedade);
  • Wellingta Macedo (PSTU).

Porto Velho (RO)

A ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil) e o também ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos) estão à frente na disputa pela prefeitura de Porto Velho, conforme pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Instituto Phoenix. Mariana Carvalho lidera a pesquisa com 33,49% das intenções de voto, enquanto Léo Moraes aparece em segundo lugar com 25,26%. Em terceiro lugar está Clécio Lopes (PDT), que obteve 10,11% das intenções de voto.

• Clécio Lopes (PDT): Coligação Renova Porto Velho (PDT, Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV) e PSB);
  • Dr. Benedito Alves (Solidariedade): Coligação Porto Velho, Quem Ama Cuida (Solidariedade e PMB)
  • Euma Tourinho (MDB);
  • Léo Moraes (Podemos);
  • Mariana Carvalho (União Brasil): Coligação Somos Todos Porto Velho (União Brasil, Republicanos, PP, DC, PRTB, PRD, PL, Agir, PSD, Avante e Federação PSDB-Cidadania);
  • Ricardo Frota (Novo);
  • Samuel Costa (Rede Sustentabilidade): Federação PSOL/Rede Sustentabilidade.

Boa Vista (RR)

• Mauro Nakashima (PV): Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV);
  • Lincoln Freire (PSOL): Federação PSOL/Rede;
  • Arthur Henrique (MDB): Coligação Boa Vista para Todos (MDB, PL, DC e Federação PSDB-Cidadania);
  • Catarina Guerra (União Brasil): Coligação Uma Nova Boa Vista, Boa para Todos (União Brasil, PDT, Republicanos, Novo e PSD)*;
  • Nicoletti (União Brasil): Coligação Uma Nova Boa Vista, Boa para Todos (União Brasil, PDT, Republicanos, Novo e PSD)*.

* Em disputa interna, o União Brasil registrou duas candidaturas, ambas referendadas por atas de convenções: Nicoletti (ata de 5/8/2024) e Catarina Guerra (ata de 6/8/2024).

Palmas (TO)

Uma pesquisa realizada pela empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada na terça-feira (13), indica que Janad Valcari (PL) lidera com 36,7% das intenções de voto na eleição para prefeito de Palmas. Eduardo Siqueira Campos (Podemos) aparece na segunda posição com 25,8%, seguido por Júnior Geo (PSDB), que registra 15,1%.

• Professor Junior Geo (PSDB): Coligação Palmas Avança (Federação PSDB-Cidadania, Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV) e PSD).
  • Eduardo Siqueira Campos (Podemos): Coligação Juntos Podemos Agir (Podemos, Agir e PRTB);
  • Janad Valcari (PL): Coligação União de Verdade (PL, Republicanos, União Brasil, Avante, MDB, PP, PRD, DC, Solidariedade e PMB);
  • Lucia Viana (PSOL): Federação PSOL/Rede Sustentabilidade;

Maceió (AL)

A mesma pesquisa de Palmas indica que o atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), lidera com 65,5% das intenções de voto a corrida eleitoral de Maceió. Uma vantagem expressiva sobre o segundo colocado, Rafael Brito (MDB), que pontua com 5,3%.

• Rafael de Góes Brito (MDB): Coligação Maceió Levada a Sério (MDB, PSB, PDT, PSD e Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV));
  • Anivaldo Luiz da Silva – Lobão (Solidariedade): Coligação Unidos por Maceió (Solidariedade, Avante, PMB);
  • João Henrique Caldas – JHC (PL): Coligação A Força do Trabalho (PL, União Brasil, Progressistas, Podemos, Republicanos, Federação PSDB-Cidadania e PRD);
  • Lenilda Luna (UP);
  • Nina Tenório (PCO);
  • Rony Camelinho (Agir).

Salvador (BA)

O mesmo levantamento apontou Bruno Reis com 61,2% das intenções de votos em Salvador. A vantagem é de 47,4 pontos sobre o segundo colocado, Geraldo Júnior (MDB), que possui 13,8%. O resultado mostra que o prefeito seria reeleito no primeiro turno, se a eleição fosse hoje.

• Geraldo Júnior (MDB): Coligação Salvador Pra Toda Gente (MDB, Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), PSD, PSB, Podemos, Solidariedade, Avante e Agir);
  • Bruno Reis (União Brasil): Coligação O Trabalho Não Pode Parar (União Brasil, Republicanos, Progressistas, PDT, PL, PRD, DC, PRTB, Novo, Mobiliza, PMB e Federação PSDB-Cidadania);
  • Eslane Paixão (UP);
  • Kleber Rosa (PSOL): Federação PSOL/Rede Sustentabilidade;
  • Silvano Alves (PCO);
  • Victor Marinho (PSTU).

Fortaleza (CE)

A mais nova pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Fortaleza, divulgada na quarta-feira (14), mostra um empate técnico entre os candidatos Evandro Leitão (PT) e Capitão Wagner (União Brasil). O levantamento feito pelo instituto RealTime Big Data e encomendado pelo grupo Record aponta 24% para o candidato da direita e 21% para o candidato do Partido dos Trabalhadores.

• Evandro Leitão (PT): Coligação Juntos, Fortaleza Pode Muito Mais (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), PP, PSB, PSD, Republicanos e MDB);
  • André Fernandes (PL);
  • Capitão Wagner (União Brasil);
  • Chico Malta (PCB);
  • Eduardo Girão (Novo);
  • George Lima (Solidariedade);
  • José Sarto (PDT): Coligação Fortaleza Não Pode Parar (Podemos, Agir, Avante, DC, Mobiliza, PDT, Federação PSDB-Cidadania e PRD);
  • Tecio Nunes (PSOL): Coligação Construindo a Nossa Fortaleza (Federação PSOL/Rede Sustentabilidade e UP);
  • Zé Batista (PSTU).

São Luís (MA)

Ainda em 22 de julho, o Instituto DataIlha divulgou uma pesquisa sobre o cenário eleitoral em São Luís, confirmando o favoritismo do atual prefeito Eduardo Braide (PSD). Segundo o levantamento, Duarte Jr. aparece com 22,5%, seguido por Roseana com 11,4%. Os demais candidatos são Wellington do Curso (2,7%), Dr. Yglésio (1,5%), Fábio Câmara (1,0%), Flávia Alves (0,4%) e Saulo Arcangeli (0,2%).

• Duarte (PSB): Coligação Juntos Por São Luís (PSB, Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), Federação PSDB-Cidadania, Avante, PRD, Podemos, Progressistas, União Brasil e PL);
  • Dr. Yglésio (PRTB);
  • Eduardo Braide (PSD): Coligação A Força que Vem do Povo (PSD, Republicanos e MDB);
  • Fábio Câmara (PDT);
  • Flávia Alves (Solidariedade);
  • Franklin (PSOL): Federação PSOL/Rede Sustentabilidade;
  • Saulo Arcangeli (PSTU);
  • Wellington do Curso (Novo).

João Pessoa (PB)

O atual prefeito de João Pessoa e pré-candidato à reeleição, Cícero Lucena (PP), lidera a disputa por um segundo mandato com 39,1% dos votos, de acordo com a pesquisa Futura Inteligência/100% Cidades, divulgada no dia 8. Lucena larga na frente com uma diferença de 22 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), que marca 16,5% das intenções de voto.

• Luciano Cartaxo (PT): Coligação Pra Fazer Mais e Melhor (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL/Rede Sustentabilidade);
  • Camilo Duarte (PCO);
  • Cicero Lucena (PP): Coligação João Pessoa no Caminho Certo (Progressistas, PDT, Avante, Solidariedade, Mobiliza, DC, Agir, PSD, Republicanos e PSB);
  • Marcelo Queiroga (PL): Coligação Pra Mudar João Pessoa de Verdade (PL e Novo);
  • Ruy Carneiro (Podemos): Coligação Mudar para o Futuro (Podemos, MDB, PRD, União Brasil e Federação PSDB-Cidadania);
  • Yuri Ezequiel (UP).

Recife (PE)

Na capital pernambucana as pesquisas de intenção de voto colocam o atual prefeito João Campos (PSB) variando entre 65% e 70% das intenções de voto.

• João Campos (PSB): Coligação Frente Popular do Recife (PSB, Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB);
  • Dani Portela (PSOL): Coligação Recife Com a Cara da Gente (Federação PSOL/Rede Sustentabilidade e PCB);
  • Daniel Coelho (PSD): Coligação Recife Levado a Sério (PSD, Podemos, Federação PSDB-Cidadania, PRD e Mobiliza);
  • Gilson Machado (PL);
  • Ludmila (UP);
  • Simone Fontana (PSTU);
  • Tecio Teles (Novo);
  • Victor Assis (PCO).

Teresina (PI)

O Instituto IPPI divulgou a mais nova pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Teresina, no dia 12. Na pesquisa estimulada, Fábio Novo (PT) lidera a disputa com uma vantagem fora da margem de erro, indo a 42,60% enquanto Sílvio Mendes (União Brasil) fica com 38,50%.

• Fabio Novo (PT): Coligação Juntos Por Teresina (PT, PDT, MDB, Podemos, DC, Agir, PSB, PSD, Solidariedade, Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV) e Federação PSDB-Cidadania);
  • Dr. Pessoa (PRD): Coligação Fazemos Mais com o Povo (PRD, Avante e PL);
  • Francinaldo Leão (PSOL): Federação PSOL/Rede Sustentabilidade;
  • Geraldo Carvalho (PSTU);
  • Lourdes Melo (PCO);
  • Professor Tonny (Novo);
  • Santiago Belizario (UP);
  • Silvio Mendes (União Brasil): Coligação Teresina no Caminho Certo (União Brasil, Progressistas e Republicanos);
  • Telsirio Alencar (Mobiliza).

Natal (RN)

A pesquisa da 100% Cidades/Futura Inteligência, indica que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) lidera com 37,1% das intenções de voto na eleição para a prefeitura de Natal. Paulinho Freire (União Brasil) aparece como segundo colocado, com 21,7%.

• Natália Bonavides (PT): Coligação Natal Merece Mais (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), PDT, MDB e PSB);
  • Carlos Eduardo (PSD): Coligação Natal Nosso Amor (PSD e DC);
  • Hebo (PRTB);
  • Nando Poeta (PSTU);
  • Paulinho Freire (União Brasil): Coligação Bora Natal (União Brasil, Republicanos, Federação PSDB-Cidadania), Progressistas, Podemos, Solidariedade e PL);
  • Rafael Motta (Avante).

Aracaju (SE)

A vereadora Emília Correia (PL) permanece na liderança da corrida pela prefeitura de Aracaju (SE) com 26% dos votos, aponta levantamento do Instituto França de Pesquisas divulgado nesta quarta-feira 24. Logo em seguida está a deputada federal Yandra Moura (União Brasil), que cresceu alguns pontos percentuais em relação à última sondagem e atingiu 15%.

• Candisse Carvalho (PT): Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV);
  • Delegada Danielle (MDB);
  • Emilia Correa (PL): Coligação Por Uma Nova Aracaju (PL, Agir e Federação PSDB-Cidadania);
  • Felipe Vilanova de Góes Andrad (PCO);
  • Luiz Roberto (PDT): Coligação Para Aracaju Avançar de Verdade (PDT, Progressistas, Republicanos, Solidariedade e PSB);
  • Niully Campos (PSOL): Federação PSOL/Rede Sustentabilidade;
  • Yandra (União Brasil): Coligação Para Aracaju Avançar Mudando (União Brasil, Podemos, PRD, DC, Mobiliza e Avante);
  • Zé Paulo (Novo).

Goiânia (GO)

A corrida eleitoral para a prefeitura de Goiânia tem empate técnico entre a deputada federal Adriana Accorsi (PT) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD), de acordo com pesquisa Futura Inteligência/100% Cidades, divulgada nesta terça-feira, 12. A pré-candidata petista tem 23,4% das intenções de voto contra 21,9% do social democrático.

• Adriana Accorsi (PT): Coligação Pra Cuidar de Goiânia (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), Federação PSOL/Rede Sustentabilidade, PSB e PMB);
  • Fred Rodrigues (PL): Coligação Goiânia Acima de Tudo (PL e Novo);
  • Mabel (União Brasil): Coligação União Por Goiânia (União Brasil, Progressistas, MDB, Podemos, Avante, Agir, PRD e Republicanos);
  • Matheus Ribeiro (PSDB): Federação PSDB-Cidadania;
  • Professor Pantaleão (UP);
  • Rogério (Solidariedade): Coligação Todos Por Goiânia (Solidariedade, PDT, Mobiliza, PRTB e DC);
  • Vanderlan Cardoso (PSD): Coligação Goiânia que Queremos (PSD e Progressistas).

Campo Grande (MS)

A pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira, 30/7, mostra que a ex-deputada federal Rose Modesto (União) lidera a disputa pela prefeitura de Campo Grande com mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado. Rose aparece com 34% dos votos no cenário com todos os oito pré-candidatos. Em segundo lugar, aparecem numericamente empatados Beto Pereira (PSDB) e a atual prefeita e candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP), com 15% cada. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

• Camila Jara (PT): Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV);
  • Adriane Lopes (PP): Coligação Sem Medo de Fazer o Certo (Progressistas, Avante e PRD);
  • Beto Figueiró (Novo);
  • Beto Pereira (PSDB): Coligação Juntos Pela Mudança (Federação PSDB-Cidadania, PSD, PSB, Podemos, MDB, Solidariedade, Republicanos e PL);
  • Jorge Batista (PCO);
  • Luso de Queiroz (PSOL): Federação PSOL/Rede Sustentabilidade;
  • Rose Modesto (União Brasil): Coligação Unidos Por Campo Grande (União Brasil e PDT);
  • Ubirajara Martins (DC).

Cuiabá (MT)

Os pré-candidatos Abílio Brunini (PL) e Eduardo Botelho (União Brasil) estão tecnicamente empatados na liderança com 31,8% e 31,5% das intenções de voto na disputa pela prefeitura de Cuiabá, segundo pesquisa realizada pela empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada na terça-feira, 13.

• Lúdio (PT): Coligação Coragem e Força Pra Mudar (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), PSD e Federação PSOL/Rede Sustentabilidade).
  • Abilio (PL): Coligação Resgatando Cuiabá (PL, Novo, PRTB e DC);
  • Eduardo Botelho (União Brasil): Coligação Juntos Por Cuiabá (União Brasil, Republicanos, Progressistas, Podemos, PMB, PSB, Solidariedade e Federação PSDB-Cidadania);
  • Kennedy (MDB): Coligação Por Amor a Cuiabá (MDB e PDT);

Vitória (ES)

• João Coser (PT): Coligação Vitória em Primeiro Lugar (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV) e PDT);
  • Assumção (PL); Coligação Vitória por Você (PL, Agir e Mobiliza);
  • Camila Valadão (PSOL): Federação PSOL/Rede Sustentabilidade;
  • Du (Avante); Coligação Vitória Conectada e Segura (Avante, PRTB e Solidariedade);
  • Lorenzo Pazolini (Republicanos): Coligação (Republicanos, PSD, Progressistas, PRD, Novo e DC);
  • Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB): Coligação Vitória Pro Futuro (Federação PSDB-Cidadania, União Brasil, PSB, PMB e MDB).

Belo Horizonte (MG)

Pesquisa AtlasIntel divulgada no dia 8 mostra o deputado estadual Bruno Engler (PL) na liderança da corrida pela Prefeitura de BH, com 29,4% das intenções de voto. Em seguida, estão o deputado federal Rogério Correia (PT), com 16,6%; e Mauro Tramonte (Republicanos), com 9,4%. Na 4ª posição do ranking, 9,3% dos entrevistados citam o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e em seguida a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 9% das intenções de voto.

• Rogério Correa (PT): Coligação BH da Esperança (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), Federação PSOL/Rede Sustentabilidade e PCB);
  • Bruno Engler (PL): Coligação Coragem para Mudar (PL e Progressistas);
  • Carlos Viana (Podemos): Coligação Mãos à Obra, BH (Podemos, Mobiliza, DC e PRTB);
  • Duda Salabert (PDT);
  • Fuad Norman (PSD): Coligação BH Sempre em Frente (PSD, Solidariedade, União Brasil, PRD, Agir, Avante e Feração PSDB-Cidadania);
  • Gabriel (MDB): Coligação Teto, Trabalho e Transporte (MDB e PSB);
  • Indira Xavier (UP);
  • Lourdes Francisco (PCO);
  • Mauro Tramonte (Republicanos): Coligação A Voz do Povo (Republicanos e Novo);
  • Wanderson Rocha (PSTU).

Rio de Janeiro (RJ)

Pesquisa 100% Cidades/Futura Inteligência, divulgada na terça-feira (13), aponta o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) na liderança com 61,2% das intenções de voto na eleição para prefeito do Rio de Janeiro. O pré-candidato à reeleição supera com ampla vantagem o segundo colocado, Alexandre Ramagem (PL), que pontua com 9,9%. Na terceira posição está Tarcisio Mota (PSOL), com 5% das intenções de voto, empatado na margem de erro, que é 3,1 pontos percentuais, com Cabo Daciolo (PMB), que alcança 4,8%, Rodrigo Amorim (PTB) com 1,9% e Cyro Garcia (PSTU), 1,5%. Os demais candidatos não somaram 1%.

• Eduardo Paes (PSD): Coligação É o Rio Seguindo em Frente (PSD, PDT, Solidariedade, Podemos, Avante, Agir, PSB, PRD, DC, Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV));
  • Alexandre Ramagem (PL): Coligação Coragem para Mudar (PL, MDB e Republicanos);
  • Carol Sponza (Novo);
  • Cyro Garcia (PSTU);
  • Henrique Simonard (PCO);
  • Juliete Pantoja (UP);
  • Marcelo Queiroz (PP): Coligação O Rio Tem Opção (PP e Federação PSDB-Cidadania);
  • Rodrigo Amorim (União Brasil): Coligação Força Para Mudar (União Brasil e Mobiliza);
  • Tarcísio Motta (PSOL): Coligação O Rio Merece Mais (Federação PSOL/Rede Sustentabilidade e PCB).

São Paulo (SP)

As pesquisas sobre a intenção de voto para prefeito de São Paulo no primeiro turno apontam na maioria dos cenários os candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) tecnicamente empatados com 24,7% e 26,9%, respectivamente. Algumas apontam vantagem para Boulos.

• Guilherme Boulos (PSOL): Coligação Amor por São Paulo (Federação PSOL/Rede Sustentabilidade, Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV) e PDT);
  • Altino Prazeres (PSTU);
  • Bebeto Haddad (DC);
  • João Pimenta (PCO);
  • José Luiz Datena (PSDB): Federação PSDB-Cidadania;
  • Marina Helena (Novo);
  • Pablo Marçal (PRTB);
  • Ricardo Nunes (MDB): Coligação Caminho Seguro para São Paulo (MDB, Republicanos, PL, PSD, Progressistas, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil);
  • Ricardo Senese (UP);
  • Tabata Amaral (PSB).

Curitiba (PR)

Um levantamento do Paraná Pesquisas aponta que o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lidera a disputa pela prefeitura de Curitiba. Pré-candidato apoiado por Deltan Dallagnol (Novo), Pimentel aparece com 24,1% das intenções de voto no principal cenário estimulado. Há, no entanto, uma disputa acirrada pela segunda colocação, entre Luciano Ducci (PSB), com 14,9%; Ney Leprevost (União), com 13,6%; Roberto Requião (Mobiliza), com 12,4%; e Beto Richa (PSDB), com 10,1%.

• Luciano Ducci (PSB): Coligação Curitiba + Social e Humana (PSB, Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV) e PDT);
  • Cristina Graeml (PMB);
  • Eduardo Pimentel (PSD): Coligação Curitiba Amor e Inovação (PSD, Novo, PL, MDB, Republicanos, Podemos, Avante e PRTB);
  • Felipe Bombardelli (PCO);
  • Luizão Goulart (Solidariedade);
  • Maria Victoria (Progressistas): Coligação Curitiba Melhor Para Todos (Progressistas e PRD);
  • Ney Leprevost (União Brasil): Coligação Curitiba Pode Mais (União Brasil, Agir e DC);
  • Professora Andrea Caldas (PSOL): Federação PSOL/Rede Sustentabilidade;
  • Roberto Requião (Mobiliza);
  • Samuel de Mattos (PSTU).

Florianópolis (SC)

O atual prefeito e candidato à reeleição Topázio Neto (PSD) lidera a disputa pela prefeitura de Florianópolis, de acordo com pesquisa 100% Cidades/Futura Inteligência, divulgada na terça-feira (13). Neto tem 46,9% das intenções de voto contra o deputado estadual Marquito (PSOL), que pontua com 14,9%. Na terceira posição está o ex-prefeito da capital catarinense, Dário Berger (PSDB) com 12,4%. Ele é seguido pelo ex-vereador Pedro, conhecido como (Pedrão) Silvestre (PP), com 7,6% das intenções de voto, e o ex-vereador Vanderlei “Lela” Faria (PT), que marcou 2,1%.

• Lela (PT): Coligação Frente Floripa com a Força de Lula (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV) e PSB);
  • Brunno Dias (PCO);
  • Carlos Muller (PSTU);
  • Dário (PSDB): Coligação Trabalho e União (Federação PSDB-Cidadania, PDT, União Brasil, Solidariedade e PRTB);
  • Marquito (PSOL): Pra Cuidar de Florianópolis (Federação PSOL/Rede Sustentabilidade e UP);
  • Mateus Souza (PMB);
  • Pedrão (Progressistas): Coligação Florianópolis com Amor e Ordem (Progressistas e PRD);
  • Portanova (Avante);
  • Topázio (PSD): Coligação Pra Frente Minha Gente (PSD, Republicanos, MDB, Podemos, PL e Novo).

Porto Alegre (RS)

A candidata Maria do Rosário (PT) lidera numericamente a disputa pela prefeitura de Porto Alegre, com 34,1% das intenções de voto, segundo a nova pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira 8. O atual prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB) aparece, nesse momento, com 30,7% dos votos e na segunda posição no levantamento.

• Maria do Rosário (PT): Coligação O Povo de Novo na Prefeitura (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PCdoB/PV), Federação PSOL/Rede Sustentabilidade e PSB);
  • Carlos Alan (PRTB): Coligação Renova Porto Alegre (PRTB e DC);
  • Cesar Pontes (PCO);
  • Fabiana Sanguiné (PSTU);
  • Felipe Camozzato (Novo);
  • Juliana Brizola (PDT): Coligação Coragem e Mudança (PDT, União Brasil e Federação PSDB-Cidadania);
  • Luciano do MBL (UP);
  • Sebastião Melo (MDB): Coligação Estamos Juntos, Porto Alegre (MDB, Progressistas, Republicanos, PL, PSD, Podemos, Solidariedade e PRD).

(por Cezar Xavier)