Nível de desemprego cresce em paralelo com desindustrialização inglesa | Foto: Reprodução

De acordo com a Make UK, uma associação empresarial que representa a indústria do Reino Unido, o país saiu da lista dos 10 principais países industrializados e caiu para a 12ª posição na lista. É a primeira vez na história que o Reino Unido ficou de fora da lista dos 10 países que mais fabricam.

“O Reino Unido caiu do 8º lugar para o 12º maior país manufatureiro do mundo, e os fabricantes estão investindo 38 bilhões de libras ($ 49,8 bilhões de dólares) na economia do Reino Unido a cada ano,” afirmou o Make UK no relatório Fact 2024.

Com a produção avaliada em $259 bilhões de dólares por ano, o Reino Unido está atrás do México com a produção anual de $316 bilhões de dólares, está em sétimo lugar, a Rússia que subiu para oitavo lugar com a produção anual de $287 bilhões.

Para se ter ideia da decadência do setor industrial inglês, em 2000 o Reino Unido estava em 5º lugar entre os países de maior produção industrial.

“Este é um grande golpe para a indústria do Reino Unido,” disse o Dr Graham Hoare, do Centro de Tecnologia de Fabricação em Coventry.

“Nós somos a casa de alguns dos mais inovadores fabricantes e centros de pesquisa do mundo. Devemos fazer todo o possível para aproveitar esta experiência para nos reinventarmos como uma superpotência industrial”, lamentou o pesquisador.

A China continua em primeiro lugar com uma produção industrial anual de $5,06 trilhões de dólares e em segundo os EUA com $2,7 trilhões anuais.

Fonte: Papiro