Foto: Reprodução

O número de assassinatos no Brasil caiu 4% no ano de 2023 em comparação com o de 2022, mostra o levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Em 2023, foram 39.492 assassinatos no Brasil, incluindo homicídios dolosos, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Em 2022, foram registradas 41.140 mortes violentas no país.  No total o número de homicídios no país caiu 4,09%.

O monitor de violência contabiliza as vítimas de homicídios dolosos (incluindo feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.

É a terceira queda consecutiva e menor desde quando foi iniciada em 2007.

A redução foi em grande na maioria dos Estados. 21 unidades da federação registraram queda. Amapá, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão tiveram alta e Ceará manteve o número anterior.

O índice de assassinatos por 100 mil habitantes também teve baixa, passando de 20,3 para 19,4 em 2023.

Apesar da melhora, o país ainda tem um dos maiores índices mundiais de homicídios (em 2021, tínhamos a maior do mundo, segundo um estudo da Organização das Nações Unidas divulgado em 2023), e grandes desafios regionais no combate à violência – há mais Estados (19) com índices piores que a média brasileira do que melhores que a média nacional(8).

Após a publicação dos dados, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que comandou o Ministério da Justiça em 2023, comentou os dados: “O SUSP [sistema único de segurança pública, criado por lei em 2018] é o caminho: operações integradas, inteligência, uso eficiente e proporcional da força. O país não precisa de novos ‘planos’ de papel, nem de medidas demagógicas oriundas do ‘Direito Penal do Terror’.”

Fonte: Página 8