Aumenta o número de crianças que crescem em áreas pobres da capital, Londres | Foto: Reprodução

O Instituto de Estudos Fiscais (Institute for Fiscal Studies – IFS), inglês fez uma estimativa de que cerca de 320.000 pessoas passaram ao nível de pobreza durante o ano de 2023 devido ao aumento no valor de hipotecas e aluguéis.

Segundo os cálculos do IFS, seria um aumento de 90.000 mais pessoas na pobreza do que o assumido pelos órgãos de governo, na época controlado pelos conservadores, que foram recentemente derrotados nas eleições. O estudo utilizou a verificação dos juros de 2,3% cobrados no exercício de 2022/23. Foi constatado também que 1 em cada 10 imóveis hipotecados tinham alcançado juros de mais que o dobro, neste período, chegando a 4,7%, em um valor médio de cerca de £490 (3.566,35 reais) mensais.

“O aumento da pobreza mostra o terrível impacto nas vidas das pessoas dos fracassos econômicos e políticos dos Conservadores”, disse Paul Novak, secretário geral do Trades Union Congress, TUC.

“É uma crise de miséria que foi criada pelo fraco crescimento econômico e por cortes na segurança social”, acrescentou o líder sindical.

O preço do aluguel imobiliário também disparou no Reino Unido, aluguéis em imóveis em Londres por exemplo custavam em média £2,567 (18.683,32 reais) agora custam £2,661 (19.367,48 reais), um crescimento de 4% do ano passado. Fora de Londres o aumento foi de 7%, anteriormente £1,231 (8959,55 reais) e agora £1,314 (8959,55 reais).

Fonte: Papiro