Foto: White House/Creative Commons

Pesquisa da rede de notícias CBS, dos Estados Unidos, mostrou que 72% dos americanos acha que o presidente Joe Biden não deve concorrer à reeleição. O percentual é nove pontos mais alto do que o aferido em fevereiro e reflete o desempenho do mandatário no mais recente debate entre ele e o ex-presidente Donald Trump. 

Para 86% dos entrevistados, o motivo é a idade de Biden, que tem 81 anos; já 71% alegaram as decisões que o presidente pode vir a tomar. Entre os que se dizem democratas, alinhados ao partido de Biden, o percentual é de 46%, dez pontos percentuais a mais do que o levantamento feito no início do ano. 

Além disso, 72% acham que o atual presidente não tem saúde mental e cognitiva para continuar no cargo, contra 50% que também acham isso de Trump. 

Outra pesquisa, realizada pela CNN, aponta que 3/4 dos eleitores acham que o partido Democrata teria mais chance de se manter no poder com outro candidato. E, na disputa entre Biden e Trump, o republicano teria 49%, contra 43% de Biden.  

Os índices são superiores aos de levantamento feito pela AtlasIntel, também após o debate, quando as preferências se dividiram entre 45,5% para o ex-presidente e 40,3% para o atual. 

As dificuldades de Biden não são novas. A aprovação do presidente também não tem estado boa, conforme pesquisas recentes, mas o seu desempenho no debate do dia 27 deixou os democratas em pânico. 

Foram vários os momentos em que o presidente se mostrou vacilante e confuso, frente à verborragia raivosa típica da extrema direita usada por Trump, o que impactou o país e fez vir à tona debates sobre a manutenção ou não de seu nome para a disputa, que acontece em novembro. 

Logo após o debate, pesquisa da CNN mostrou que 67% dos telespectadores entenderam que Trump foi melhor, contra 33% para Biden. Antes, os mesmos eleitores disseram — 55% a 45% — que esperavam que o republicano tivesse um desempenho melhor do que o democrata.

Com agências

(PL)