Unidade de produção da Boeing na Carolina do Sul | Foto: AFP

Um ex-inspetor de controle de qualidade da Boeing, com 30 anos de trabalho na empresa, denunciou que partes de aviões inadequadas para uso eram reusadas na fabricação de aviões de modelo 787 Dreamliner. 

Ex-inspetor da fábrica de Everett, no estado de Washington, ele relatou que os trabalhadores usavam peças de um ferro velho da empresa para a montagem de aviões.

“É um grande problema,” disse Merle Meyers a um entrevistador da CNN. “Um requisito fundamental de um sistema de qualidade é manter as peças ruins e as peças boas separadas.”

A prática de manter peças defeituosas fora dos registros para reuso, segundo Meyers, visou o cumprimento de prazos de produção que eram muito curtos. Ele fez uma estimativa de que cerca 50 mil peças tiveram controle de qualidade ignorado e foram usadas na montagem de aviões por um período de dez anos.

E-mails foram enviados por Meyers por anos à Boeing, relatando essas violações do controle de qualidade e de regras de segurança. Mas nada foi feito. Em um e-mail interno de 2022, fornecido para a CNN, ele registra que a empresa ignorou esforços de assegurar a segurança de passageiros e relatos de testemunhas.

A denúncia de Meyers se soma a várias outras sobre a política de segurança na construção de aviões na Boeing. Atualmente a Boeing está sob investigação por fraudes nos processos de certificação do modelo de avião 737 Max. Esse modelo esteve envolvido em dois acidentes, um em 2018 e outro em 2019, que tiraram a vida de 346 pessoas. Em janeiro deste ano uma porta estourou em pleno voo de um avião 737 Max.

Outros denunciantes já relataram mau uso de peças defeituosas na fabricação de aviões. Sam Mohawk, inspetor de qualidade da Boeing, conforme divulgado por um comitê do senado americano que investiga a Boeing, disse que há “uma série de peças não conformes voltando para os aviões para instalação”. Ele acrescentou que o problema de peças defeituosas desaparecendo continua até hoje.

Na semana passada outro denunciante, Richard Cuevas, disse que a Boeing usa peças defeituosas junto com uma fornecedora de peças, a Spirit Aerosystems, com o intuito de reduzir atrasos na produção para acelerar a entrega dos aviões.

Fonte: Papiro