Países da Organização de Xangai já retiram dólar de 92% das suas transações, destaca Putin
O presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso para a Organização de Cooperação de Xangai (OCX) ressaltou a importância na cooperação de países membros que “continuem a se desenvolver progressivamente nos princípios de direitos iguais e consideração dos interesses mútuos”, disse Putin na reunião dos chefes do Conselho de Estado em Astana, no Cazaquistão.
Quanto aos planos de de-dolarização da OCX, o uso de moedas nacionais aumentou e “sua participação nas transações comerciais da Rússia com os membros da organização já ultrapassou 92% nos primeiros quatro meses de 2024.”
O governo russo tem como grande importância a OCX, que “continua a se desenvolver progressivamente com base nos princípios de igualdade de direitos, consideração dos interesses de cada um, respeito pela diversidade cultural e civilizacional e busca de soluções coletivas para questões urgentes de segurança.”
A Organização de Cooperação de Xangai foi criada em 2001 pela Rússia e China e aborda política, economia, segurança e defesa internacional. É a maior organização regional do mundo. Seus países membros são Bielorrússia, China, Índia, Irã, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Rússia, Tajiquistão, Uzbequistão.
Sobre o combate ao terrorismo, Putin disse que a segurança de países membros continua central para a organização. A agência regional antiterrorista será renovada para essa finalidade. E ressaltou que a cooperação nessa área também irá contribuir no combate ao separatismo e extremismo em países membros.
Será criada também uma rede para a juventude de países membros, o Conselho da Juventude da OCX, com o objetivo de coordenação e estabelecimento de diálogo para a juventude.
“A Universidade OCX, que reúne 77 universidades de nossos países, está fazendo um bom trabalho,” disse Putin sobre a cooperação de países membros em causas culturais e humanitárias.
Putin também apontou a aproximação de laços econômicos com todos os membros da OCX, e a criação de um projeto de estratégia de desenvolvimento para até 2035 que irá abranger economia, energia, agricultura, alta tecnologia e inovação.
Sobre as mudanças geopolíticas no mundo, Putin apontou a decadência do poder hegemônico dos EUA e o começo irreversível da multipolaridade. “O mundo multipolar está oficialmente aqui,” disse e ressaltou a função da OCX e dos BRICS na entrada desse mundo multipolar ao “atuarem como poderosos motores dos processos de desenvolvimento global e do estabelecimento da verdadeira multipolaridade.”
A guerra na Ucrânia foi resultado “da política absolutamente sem cerimônia dos Estados Unidos e seus satélites,” disse Putin. Para o presidente russo, o plano de paz proposto pelo governo russo traria o imediato cessar fogo e abriria negociações com Kiev se o Ocidente permitir.
Fonte: Papiro