No combate à especulação, BC da Zâmbia proíbe o uso do dólar em transações internas
O Banco Central da Zâmbia, anunciou neste sábado, a criação de novas regras para proibir o uso de moedas estrangeiras em transações domésticas. Essas novas medidas visam coibir especialmente o uso do dólar no comércio interno do país. Quem anunciou foi o vice-governador do Banco Central da Zãmbia, Francis Chipimo, em um discurso em um evento comercial em Ndola.
Com o crescente uso do dólar na economia local do país, o Banco Central da Zâmbia, com receio de que sua política monetária saia obstaculizada e que a taxa de câmbio seja afetada está procurando coibir o uso de moedas estrangeiras.
Para Chipimo, uma economia dependente ao dólar americano reduziria a importância de uma moeda nacional tendo como resultado o declínio de seu valor como meio de troca e também como reserva de valor.
“No extremo, a moeda perderia a sua aceitabilidade como dinheiro”, disse Chipimo
A nova regulamentação vai estabelecer o uso da kwacha e da ngwee como as moedas obrigatórias para todas as transações comerciais públicas e privadas. Um rascunho do documento publicado pelo Banco Central da Zâmbia, estabelece que o uso de moedas estrangeiras para transações locais pode acarretar em até dez anos de prisão ou multas substanciais.
Fonte: Papiro