Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Já contém mais de 520 mil assinaturas o abaixo-assinado pela cassação do mandato do deputado Ricardo Salles (PL-SP), que publicou uma mensagem em apoio ao fracassado movimento golpista na Bolívia.

Salles foi ministro do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro, e não deixou saudades.

Em seu Twitter, Ricardo Salles publicou que os militares bolivianos têm suposta “coragem”.

“En Bolívia las melancias tienen cojones…”, publicou o bolsonarista. Em português, seria “na Bolívia, as melancias têm coragem”, ou “culhões”.

A postagem foi feita ao mesmo tempo que o general Juan José Zúñiga intentava contra o palácio do governo, em La Paz.

Melancia é a forma pejorativa como os bolsonaristas começaram a chamar os militares brasileiros depois que eles se recusaram a aderir ao golpe planejado por Jair Bolsonaro. Isso porque as melancias são verdes por fora e vermelhas, uma alegoria ao comunismo, por dentro.

Depois dessa mensagem, o Instituto Conhecimento Liberta organizou um movimento para que Salles tenha seu mandato na Câmara dos Deputados cassado por apoio ao golpe.

“O tweet de Salles também incita os militares brasileiros a fazerem o mesmo. Isto é muito grave! Não podemos permitir esse tipo de discurso golpista!”, diz o abaixo-assinado.

“Vamos juntos pressionar o Congresso Nacional e o deputado Arthur Lira pela cassação e suspensão imediata de Salles. Quem ameaça a democracia deve ser responsabilizado. Golpistas não passarão. Ajude a proteger a democracia”, continua.

O documento já conta com o apoio de mais de 520 mil pessoas.

O youtuber Felipe Neto, que tem mais de 13 milhões de seguidores no Twitter, publicou o abaixo assinado. Para ele, “é incompatível com a democracia termos um deputado federal que defende e celebra golpe militar. Sem falar da ficha corrida desse sujeitinho. Golpismo é crime”.

O movimento golpista na Bolívia saiu derrotado. O presidente Luis Arce continua no poder e celebrou a vitória da democracia com uma multidão em frente ao palácio do governo. O general Zúñiga foi preso.

Um grupo de deputados federais entrou com uma representação contra Ricardo Salles na Procuradoria-Geral da República (PGR), pedindo uma investigação por incitação e apologia à tentativa de golpe.

O documento tem as assinaturas dos deputados Fernanda Melchionna (PSol-RS), Sâmia Bomfim (PSol-SP) e Glauber Braga (PSol-RJ). “A postagem escrita pelo representado, como visto, incita de maneira direta e específica os membros do Exército Brasileiro à prática dos mesmos delitos (…). E comemora explicitamente o crime realizado pelo exército boliviano contra as instituições democráticas da Bolívia”, argumentam.

Nas redes sociais, diversos parlamentares rechaçaram a tentativa de golpe na Bolívia e expressaram apoio a Arce.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), publicou um vídeo no qual os militares fogem do palácio do governo enquanto o povo boliviano os enfrentam. “O povo boliviano atendeu ao chamado da DEMOCRACIA e botou os fascistas para correr. O General Zúñiga, arquiteto do golpe, foi preso e arcará com as severas consequências de seus atos. Que sirva de lição, lá e cá. Viva a democracia e a mobilização popular!”, escreveu.

Pedro Campos (PSB-PE) ironizou a fala de Salles e disse que, “no Brasil, o gado voltou para o curral”, ironizando a derrota dos golpistas, que depois de tentar um golpe no dia 8 de janeiro de 2023, estão sendo condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Página 8