Luana Ribeiro em visita à Bancada Federal do PCdoB em 2022.

Em nota, o PCdoB do Tocantins anunciou que a ex-deputada, Luana Ribeiro assume, nesta quarta-feira (3), mais uma vez, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto). Luana foi eleita pela primeira vez em 2006 e reeleita mais três vezes.

A retomada acontece em virtude do afastamento do deputado estadual (também do PCdoB), Ivory de Lira, que se licenciou para concorrer às eleições da Prefeitura de Miracema.

A posse ocorreu na manhã desta quarta-feira, na sala de reuniões da Presidência da Aleto. Em seu pronunciamento, Luana destacou seu apreço pelo Parlamento, bem como pelos servidores da Casa, elogiou o trabalho dos deputados e dos servidores e diversos projetos que ela implementou durante seus quatro mandatos de deputada estadual.

O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), o segundo vice-presidente da Aleto, deputado Gutierres Torquato (PDT) e a recente empossada deputada Luana Ribeiro (PCdoB). Foto: Clayton Cristus.

A nova deputada também elogiou o gesto de Ivory de Lira, ao se licenciar e dar oportunidade para ela assumir o mandato. A parlamentar poderá continuar no mandato até o final da legislatura, caso Ivory seja eleito prefeito.

Formada em Turismo, Luana Ribeiro começou sua carreira pública em 2006, quando foi eleita pela primeira vez para a Assembleia Legislativa do Tocantins. Desde então, Luana consolidou-se como uma liderança expressiva, sendo eleita para quatro mandatos consecutivos como deputada estadual.

A nota, assinada pela Executiva Estadual do PCdoB Tocantins, ressalta que “durante seus mandatos, Luana Ribeiro esteve à frente de importantes pautas dos trabalhadores tocantinenses. Ela foi autora de diversas leis significativas, incluindo a redução da jornada de trabalho dos profissionais da saúde de 40 para 30 horas semanais, a regulamentação do trabalho nos presídios, a Lei do Parto Humanizado, a lei que reserva vaga nas creches para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica, a lei que institui a Patrulha Maria da Penha, e o projeto Menstruação Sem Tabu, que prevê a distribuição gratuita de absorventes pelo Governo do Estado”.

Recorda ainda a nota que o pai de Luana, o ex-senador João Ribeiro, fez parte do conselho da Presidência da República no primeiro mandato do presidente Lula, “reforçando o legado de compromisso da família Ribeiro com a política e o bem-estar social”.

O PCdoB-TO saudou o novo mandato de Luana, renovando “sua confiança e sua disposição e compromisso com as pautas sociais e desenvolvimentistas do povo tocantinense”.

A Executiva Estadual também ressaltou o apoio firme e decidido à pré-candidatura do presidente do Partido no Tocantins, Ivory de Lira à prefeitura de Miracema”, saudou também os pré-candidatos e pré-candidatas à vaga na Câmara Municipal de Palmas e também todos as pré-candidaturas do PCdoB em todo o estado.

Com informações do PCdoB do Tocantins