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Segundo nota do Metrô, na Linha 2-Verde, o problema ocorreu às 7h, entre as estações Vila Prudente e Tamanduateí, e refletia também na Linha 3-Vermelha. Já na Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, a falha foi entre as estações Alto da Boa Vista e Chácara Klabin.

De acordo com a companhia, os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações por falta de energia na estação Tamanduateí. Segundo o Metrô, a subestação que alimenta a estação parou de funcionar, por volta das 7h. Equipes de manutenção trabalharam no local, e o problema foi solucionado por volta das 9h, mas os passageiros ainda enfrentam os reflexos da falha.

Na sequência, por volta das 8h, a linha 5-lilás da ViaMobilidade também enfrentou falha elétrica, no trecho entre as estações Alto da Boa Vista e Chácara Klabin, que engloba dez estações. Em razão disso, os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações.

Muitos passageiros da linha 2-verde reclamaram nas redes sociais da demora para embarcar e de composições lotadas.

“A linha 2-verde parada, monotrilho encavalado, uma falta de respeito como sempre. Quando será que teremos um serviço de qualidade? Palavras que não combinam com a instituição”, afirmou Karina Xavier.

“Com falha! Já há 40min na Vila Prudente, lado esquerdo da estação, onde não chega nenhum trem”, reclamou Adriana Moraes.

Segundo a concessionária privada Enel, uma ocorrência em uma subestação da transmissora ISA CTEEP que fornece energia para a concessionária causou interrupção de energia às 7h59 desta sexta nos bairros Vila Clementino, Congonhas, Vila Santa Catarina, Jardim Aeroporto, Indianópolis, Brooklin, Itaim Bibi, Pinheiros, Bela Vista, Consolação, Cerqueira Cesar, Saúde, Água Funda, Paraíso, Pirajussara e Vila das Belezas em São Paulo.

O problema também afetou as localidades de Jardim Casa Branca (Embu das Artes) e Jardim Pedro Gonçalves (Taboão da Serra).

“O fornecimento foi restabelecido para maioria dos clientes em até três minutos com manobras remotas realizadas na rede de distribuição e normalizado para todos até as 8h12 após a retomada do abastecimento pela ISA CTEEP”, afirmou.

Na última semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica aplicou uma multa de R$ 165 milhões de reais à privada Enel por causa do apagão de dias em São Paulo, em novembro do ano passado. A área técnica da Aneel concluiu que houve falha da concessionária em restabelecer o fornecimento de energia depois do blecaute por causa das fortes chuvas.

Mais de dois milhões de imóveis ficaram sem energia após tempestades no estado.

O blecaute gerou críticas à atuação da Enel, uma das concessionárias do estado e distribuidora com o maior número de consumidores sem luz.

A Enel atende a 8,2 milhões de consumidores na capital e em mais 38 municípios.

Fonte: Página 8