Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (2), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou anúncios de obras e melhorias no litoral paulista. Em sua fala, ele foi enfático contra a privatização dos serviços públicos, afirmando que o país é refém da elite econômica e que é preciso alavancar o país para ser desenvolvido.

“Nós precisamos e vamos nos transformar em um país altamente desenvolvido. É por isso que tiramos o Porto de Santos da política de privatização. No nosso país, se estabeleceu uma narrativa da elite econômica de destruir a imagem do estado e do poder público. Vamos provar que este Porto, com sua autoridade portuária, vai fazer mais do que qualquer empresário faria”, disse Lula.

A obra de maior efervescência, anunciada na coletiva de imprensa, foi um projeto pensado há 100 anos, que agora irá sair do papel. O anúncio das obras do túnel que liga Santos ao Guarujá, no litoral paulista foi realizada com o presidente, com a participação de ministros, parlamentares, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de prefeitos da região.

O primeiro túnel imerso da América Latina terá investimentos de R$ 5,8 bilhões na obra. O canal terá 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará imerso sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros. O empreendimento será feito por parceria público-privada (PPP), com investimentos do Governo Federal e do estado de São Paulo. “Esse túnel é necessário e fica muito caro, seja para o Governo Federal, seja para São Paulo, construir sozinho”, destacou o presidente, ao falar da parceria para concretizar a obra.

O túnel beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral Norte paulista. Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal. Atualmente, a espera nas filas para cruzar o canal pode se alongar por horas e, com o túnel, as travessias serão feitas em menos de dois minutos. A obra também irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações.

O presidente Lula ressaltou que o Brasil tem hoje a oportunidade de se desenvolver com sustentabilidade. “Este país não pode jogar fora o Século XXI, este é o século da transição ecológica e ninguém compete com o Brasil na hora de discutir energia renovável, etanol, biodiesel, hidrogênio verde, ninguém disputa conosco”, disse.

A solenidade também marcou a comemoração dos 132 anos do Porto de Santos. Considerado o maior do hemisfério Sul, responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil, o porto registrou, no mês de dezembro de 2023, movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022. Com o resultado, o total desde janeiro do último ano foi de 173,3 milhões de toneladas.

Durante o evento, foram registradas vaias ao governador paulista assim que subiu ao púlpito, com algumas palmas mais tímidas. Lula então defendeu Tarcísio de Freitas e afirmou que o governador “merece ser tratado com muito respeito”.

“Disputamos as eleições estaduais de 2022 com Tarcísio e perdemos as eleições. Não dá para querer dar um golpe de São Paulo, invadir prédio de São Paulo. É voltar para casa, se preparar e disputar outra vez, e respeitar o direito do exercício da função de quem ganhou as eleições, senão a democracia fica capenga”, disse.

Lula contou que, em seus primeiros mandatos à frente da Presidência, tinha como governadores de São Paulo pessoas que não eram filiadas ao PT e, mesmo assim, “nunca” tratou o Estado de forma diferente.

“Quero te dizer, Tarcísio, você terá da Presidência da República tudo aquilo que for necessário, porque não estou beneficiando o governador, estou beneficiando o Estado mais importante da Federação”, afirmou.

Em seu discurso, Tarcísio agradeceu ao presidente pela parceria, que vai além do túnel anunciado ontem. Também foram feitos acordos para reformas da Avenida Perimetral, nas proximidades do Porto de Santos, e para construção de moradias para populações em situações de vulnerabilidade, morando em palafitas, no litoral sul.

“Me sinto privilegiado de estar celebrando essa parceria para entregar para a população um sonho de cem anos. Vamos fazer esse sonho sair do papel. Juntamente com a parceria do túnel, acertamos a parceria da Avenida Perimetral e também para a construção de casas populares. Quando somamos, vamos passar de R$ 8 bilhões. É hora de celebrar o que é histórico. O que importa é enxergar o interesse público”, discursou governador, se dirigindo ao presidente.

De acordo com o presidente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 1,350 bilhão para o Estado de São Paulo para o eixo Norte do Rodoanel. O presidente afirmou, ainda, que o Governo Federal fará 12 Institutos Federais e que Santos e a cidade vizinha São Vicente serão beneficiados.

Ainda, durante o evento, foram entregues as primeiras 90 unidades do conjunto habitacional Parque da Montanha, construído no Guarujá pelo Governo Federal em parceria com a prefeitura do município. O investimento foi de R$ 58,3 milhões. Ao todo, 649 famílias que vivem em palafitas no Complexo Prainha, em Vicente de Carvalho, às margens do porto serão beneficiadas.

O Parque da Montanha é o maior conjunto habitacional em execução na Baixada Santista. No local, nos últimos seis anos, já foram entregues 814 moradias para famílias oriundas da região de palafitas do Complexo Marezinha/Prainha. O entorno do conjunto habitacional possui estrutura de drenagem, esgoto, iluminação e pavimentação em todas as ruas principais do conjunto, totalizando 10 mil metros quadrados de asfalto.

Fonte: Página 8