Empresas dos EUA usam trabalho infantil em setores de alta periculosidade
Investigações do Departamento do Trabalho dos EUA, revelaram, em 1º de maio, o uso de trabalho infantil em uma empresa de abate de frangos no Alabama. A rede ‘Mar-Jac Poultry’, já foi investigada pela morte de outro menor de idade em uma segunda planta.
Os Estados Unidos vêm tendo uma alta de 88% desde 2019, em casos de trabalho infantil descobertos pelo Departamento do Trabalho. Só no ano passado, 5.800 menores foram descobertos empregados contra as leis de trabalho infantil dos EUA.
Segundo os investigadores, eles descobriram um ambiente “de trabalho infantil opressivo”, nesta unidade do Alabama. Crianças trabalhando na parte de desossa e corte das aves, com alto nível de periculosidade. Menores também estariam trabalhando há meses na planta de processamento.
A empresa de processamento de frangos, ‘Mar-Jac Poultry’, negou saber que os contratados eram menores de idade. Segundo a ‘Mar-Jac’, os menores contratados tinham documentação de que tinham mais de 18 anos.
“A Mar-Jac continuará a defender-se vigorosamente e espera prevalecer nesta questão”, disseram. “Mar-Jac está comprometida em cumprir todas as leis relevantes”.
Duvan Perez, de 16 anos, morreu em 2023, ao tentar limpar uma máquina de processamento de frangos em uma das plantas da Mar-Jac. O governo federal citou a empresa por 14 violações e propôs uma multa de U$ 212.646 dólares pela morte de Perez, eles já foram investigados anteriormente pela morte de outro trabalhador e na planta de Alabama por violações de segurança quando um outro empregado se feriu.
A mãe de Duvan Perez, em janeiro, entrou com um processo contra Mar-Jac e a agência que contratou Perez. Ela diz que a empresa ignorou normas de segurança causando a morte de seu filho. Recentemente, Mar-Jac também foi processada por dois trabalhadores que foram feridos na planta de Hattiesburg. Um deles, está aguardando julgamento agendado para agosto e outro, um veterinário, perdeu o processo quando o júri decidiu a favor da empresa.
Nos EUA se verifica uma onda de desregulação de proteções de trabalho infantil, o que facilita esta excrecência em diversas empresas. Desde 2021, 30 Estados americanos aprovaram leis que visam enfraquecer regras que impedem a contratação de menores e 9 desses Estados buscaram aprovar contratação de menores em funções consideradas perigosas. Em 2024, 11 Estados aprovaram leis que permitem a contratação de menores de idade.
Fonte: Papiro