Atentado em Moscou explode carro do antifascista Vasily Prozorov
O ex-agente do serviço secreto da Ucrânia que denunciou a ascensão do fascismo no país, Vasily Prozorov, sofreu um atentado à bomba em Moscou, na sexta-feira (12). Ele ficou ferido, mas não corre risco de vida.
Em 2022, Prozorov concedeu uma entrevista à Hora do Povo na qual contou sobre o golpe de Estado em 2014 e as políticas que ajudaram a ascensão de grupos nazistas na Ucrânia.
Uma fonte ouvida pela agência Tass disse que Vasily Prozorov “sente-se bem” e está “recebendo assistência médica”
Vídeos que circulam no Telegram mostram Prozorov sendo colocado dentro de uma ambulância. Ele está consciente e movendo os braços.
Outra gravação, que parece ser de uma câmera de segurança, mostra ele entrando em seu carro, um Toyota Land Cruiser, e, logo em seguida, a explosão.
Não houve nenhum incêndio depois da explosão. Fotos mostram as portas do veículo arrebentadas por conta da bomba.
O local está sendo inspecionado por esquadrões antibomba.
Depois de ter servido no Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) por 18 anos, entre 1999 e 2017, Prozorov se uniu à Rússia “pois queria lutar a qualquer custo contra aqueles que chegaram ao poder em Kiev em fevereiro de 2014”, segundo contou ao HP.
Ele mantém o site Ukraine Leaks, onde divulga documentos secretos do governo ucraniano e do SBU que comprovam os crimes que ele denuncia.
Fonte: Papiro