Putin em videoconferência com o Conselho de Segurança da Rússia sobre o "atentado bárbaro" em Moscou | Foto: Kremlin.ru

O número de mortos no ataque terrorista perpetrado na sexta-feira (22), quando homens armados vestidos com roupas camufladas abriram fogo contra os participantes de um show na sala de concertos Crocus City Hall, na região de Moscou, atingiu 133 pessoas, informou o Comitê de Investigação Russo.

Segundo o chefe do Serviço Federal de Segurança (FSB), 11 pessoas foram detidas perto da fronteira com a Ucrânia, incluindo os quatro terroristas diretamente envolvidos no ataque contra o qual as autoridades abriram um processo criminal por terrorismo.

Entre os quatro presos que estiveram no local da chacina, um deles diz que antes de cometer a atrocidade de sexta-feira, esteve em Türkiye. Quando questionado sobre o que ele fez no local de concertos de Crocus City na noite de sexta-feira, ele respondeu: “Eu atirei… em pessoas” e acrescentou que cometeu o crime “por dinheiro”, detalhando que lhe haviam sido prometidos 500 mil rublos (US$ 5.418). Ele disse ainda que metade do valor já havia sido transferido para seu cartão de débito.

“AUTORES DO CRIME CONTRA A RÚSSIA SERÃO PUNIDOS”

Em discurso à nação o presidente Putin disse neste sábado (23) que “atualmente pode-se dizer o seguinte: todos os quatro perpetradores diretos do ataque terrorista, todos aqueles que dispararam, mataram pessoas, foram encontrados e detidos. Eles tentaram fugir e se dirigiam na direção da Ucrânia, onde, de acordo com dados preliminares, um corredor foi preparado para eles do lado ucraniano para atravessar a fronteira estatal”.

“Todos os autores, organizadores e aqueles que ordenaram este crime receberão a sua justa e inevitável punição. Quem quer que sejam, quem quer que os tenha enviado. Repito: identificaremos e puniremos todos os que estão por trás dos terroristas e que prepararam esta atrocidade, este golpe contra a Rússia e o nosso povo”, destacou o presidente Vladimir Putin em seu pronunciamento.

“Os criminosos iam matar a sangue frio, atirar à queima-roupa contra os nossos cidadãos e os nossos filhos. Tal como os nazistas, que outrora cometeram massacres nos territórios ocupados, queriam organizar uma execução espetacular, um ato sangrento, de intimidação”, ressaltou

“Ao todo foram detidas 11 pessoas. O Serviço Federal de Segurança da Rússia e outras agências policiais estão trabalhando para identificar e revelar toda a base de cúmplices dos terroristas: aqueles que lhes forneceram veículos, planejaram vias de escape do local do crime, prepararam esconderijos de armas e munições”, confirmou o chefe de Estado.

Salientando que as agências competentes “farão todo o possível para estabelecer todos os detalhes do crime”, o presidente assinalou que “é agora já está claro que estamos perante não apenas um ataque terrorista cuidadosa e cinicamente planejado, mas um assassinato em massa, preparado e organizado, de pessoas pacíficas e indefesas”.

O líder russo afirmou que ninguém será capaz de plantar as sementes venenosas da discórdia, do pânico e da desunião na sociedade multinacional russa.

O presidente russo afirmou ainda que a Rússia conta com a cooperação de todos os países que compartilham a dor da tragédia e estão prontos para se juntar a ela na luta contra o terrorismo.

“Agradeço às equipes de médicos e ambulância aérea, aos membros das unidades especiais, aos bombeiros, aos socorristas que fizeram todo o possível para salvar vidas, para tirar as pessoas do fogo, do epicentro do fogo e do fumo”, concluiu.

Fonte: Papiro