Lula anuncia investimentos para saúde e educação em Belford Roxo (RJ)
O presidente Lula esteve na cidade de Belford Roxo (RJ), na Baixada Fluminense, nesta terça-feira (6), onde foi anunciada a construção do Hospital Oncológico e a sede do Campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no município. Na ocasião estavam presentes a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, e a deputa federal e ex-ministra, Daniela Carneiro, casada com Waguinho.
Para as obras do Hospital Oncológico, no bairro Heliópolis, serão investidos R$ 40 milhões. O local contará com três centros cirúrgicos, enfermaria com 27 leitos; CTI com 11 leitos; 6 leitos de unidade intensiva; sala de tratamento quimioterápico com 20 leitos; sala de medicação com 4 leitos; sala de tratamento alternativo com 14 leitos e sala de observação com 6 leitos, segundo a prefeitura.
Lula, que já venceu o câncer, disse que pretende inaugurar o hospital ainda em seu mandato e falou que o hospital traz dignidade ao povo mais carente. “Não é possível que quem tem dinheiro possa ir a qualquer lugar do mundo se tratar e quem é pobre morre sem conseguir uma consulta”, afirmou.
Já o campus Belford Roxo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) conta com R$ 15 milhões do Ministério da Educação (MEC) para colocar fim às instalações provisórias que perduram desde a sua inauguração em 2016.
Com a melhora nas condições de infraestrutura a unidade poderá ampliar a oferta de vagas. De acordo com o MEC, o local poderá atender até 1400 estudantes em cursos técnicos, de qualificação profissional e formação em nível superior de professores, além de outras áreas.
Na parte da manhã, o presidente entregou mais de 800 unidades do Minha Casa, Minha Vida na cidade de Magé,. Ele já havia anunciado um novo Instituto Federal de Educação no município e repetiu que irá anunciar na quarta-feira (7) outras unidades, no Complexo do Alemão, na Cidade de Deus, em São Gonçalo e Teresópolis.
Homenagem
Antes do evento foi inaugurada na cidade a Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, com capacidade para atender mil alunos O nome é uma homenagem ao neto de Lula que faleceu em 2019, aos 7 anos.
“É uma creche de primeiro mundo que leva o nome do meu neto. Então, eu, a mãe do Arthur, o pai do Arthur, o tio do Arthur, os amigos do Arthur, agradecemos de coração o coração do Waguinho (prefeito)”, disse Lula, ao lembrar que a morte do neto foi um choque e ocorreu no momento em que estava injustamente preso.