Sarandon apoia denúncia de Lula contra genocídio de Israel em Gaza
A atriz norte-americana Susan Sarandon, indicada cinco vezes ao Oscar e vencedora do prêmio de 1995, respaldou as denúncias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que comparou o morticínio deliberado de milhares de mortes de crianças e mulheres por Israel na Faixa de Gaza ao extermínio nazista promovido por Hitler contra os judeus.
Aos 77 anos, Sarandon, uma das vozes de Hollywood que ganhou projeção internacional ao condenar os crimes do primeiro-ministro de Israel, Netanyahu, alertou para a gravidade da situação e condenou o envio de armas por parte dos EUA aos criminosos. “Tenho o direito de me opor a que meus impostos sejam utilizados em um genocídio”, enfatizou.
Na semana passada, Susan Sarandon voltou a se manifestar ao lado do gabinete da deputada democrata palestina eleita pelo Michigan, Rashida Tlaib. Na oportunidade, acusou vários parlamentares de apoiarem os crimes israelenses em troca de apoio em votos e verba do lobby sionista nos EUA.
“Precisamos ter um cessar-fogo permanente e salvar as vidas de todas as pessoas que estão agora basicamente encurraladas, a ser alvejadas como peixes num aquário. Isto é um genocídio”, reiterou Sarandon.
Desde o dia 7 de outubro, Netanyahu já comandou o assassinato de 30 mil palestinos, sobretudo mulheres e crianças, feriu 70 mil, deslocou 1,5 milhão de pessoas e destruiu as residências e a infraestrutura de Gaza.
DIVULGANDO LULA
Em mensagem através da rede X, Susan Sarandou reproduziu fotos de Lula com trechos da mensagem dele quando esteve na capital da Etiópia para acompanhar a Cúpula da União Africana:
– O que está acontecendo em Gaza não é uma guerra é um genocídio
– Não é uma guerra de soldados contra soldados
– É uma guerra de um exército altamente treinado contra mulheres e crianças
– O que está acontecendo em Gaza contra os palestinos já aconteceu no passado
– Quando Hitler decidiu exterminar os judeus
Fonte: Papiro